Casa Odara celebra o Mês da Consciência Negra com uma série de eventos no Porto

October 31, 2024
Casa Odara Mês da Consciência Negra Porto

Partilhar

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a Casa Odara organiza uma série de eventos durante novembro, promovendo a reflexão, o reconhecimento e a celebração da cultura afro-brasileira e africana no Porto. A programação visa fomentar o diálogo e o encontro, reafirmando a presença e resistência negra na cidade. Com uma agenda rica em debates, exibições, workshops e um sarau aberto, o espaço convida a todos para participar dessas atividades culturais e fortalecer o movimento coletivo e o direito à expressão cultural e artística da comunidade negra. A proposta ganha corpo e matéria no encontro com o MIA – Mês da Identidade Africana, promovido pela BANTUMEN, além do apoio de organizações como a UPTEC Baixa, a Associação AMOR, a Lereby Produções, a Lata Filmes e Elo Studios.


A programação inicia-se no dia 2 de novembro com o evento de abertura, “Diálogos Feministas Transatlânticos”, com a autora e feminista brasileira Yasmin Morais, fundadora do projeto Vulva Negra, com mediação da artista moçambicana Inês Mutaca. Nesse evento, Yasmin Morais, que está em turnê pela Europa, trará discussões sobre questões caras ao movimento das mulheres, como a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos, o avanço da extrema-direita no mundo, a criação de estratégias para a nossa preservação e a importância do amor na vida das mulheres.


https://www.instagram.com/p/DByvTqEClF3/?img_index=1


Já no dia 9 de novembro, no auditório da UPTEC Baixa, haverá uma sessão gratuita do filme “Medida Provisória” (2022, 94'), dirigido por Lázaro Ramos, ainda inédito nos cinemas do Porto. Após a exibição, haverá um debate com integrantes da Casa Odara e convidados especiais, que abordarão os temas centrais do filme, que propõe uma discussão profunda sobre identidade, direitos e pertencimento em um contexto distópico.


No dia 16 de novembro, às 17h00, acontece o workshop “Simbologia dos Òrìṣà” com Jorge Ciprianno, dançarino e estudioso da dança com base na influência dos elementos da natureza e da ancestralidade africana Yorùbá na diáspora brasileira. A proposta busca oferecer aos participantes uma experiência imersiva, tanto cultural quanto artística, nas danças tradicionais dos Òrìṣà, figuras centrais das religiões afro-brasileiras.


Encerrando a programação, no dia 30 de novembro, a Casa Odara realiza a primeira edição do Sarau Afroafetos. Esse evento será um espaço aberto para artistas negros de todas as linguagens compartilharem suas expressões, construindo um encontro de celebração por meio das artes, corpos, vozes e afetos. Inspirado na trajetória e na resistência coletiva que fundamenta a Casa Odara nos seus pouco mais de um ano de existência, o Sarau Afroafetos promete ser um momento de conexão, alegria e fortalecimento.


Ainda que a comemoração do Dia da Consciência Negra não tenha se tornado oficial em Portugal, com suas raízes brasileiras, a Casa Odara reafirma, com essa programação, o compromisso de manter e ampliar espaços de resistência, dignidade e liberdade no Porto. Os eventos convidam a comunidade a celebrar a herança e a diversidade cultural afrodescendente e ressaltam a importância da coletividade e da expressão livre como ferramentas para o reconhecimento e a valorização do povo negro na sociedade.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile