Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Case Buyakah acaba de lançar online uma nova curta-metragem, Poder do Povo, que é um retrato sobre a liberdade de expressão e que apela à participação ativa da população moçambicana na construção de uma sociedade democrática. A produção, realizada em 2023, conta com o apoio do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais e da União Europeia.
A curta-metragem, protagonizada por Isaac Aliasse e Basílio Moraes, aborda a história de um povo determinado a falar a verdade e, mesmo sob ameaças e repressão, recusa-se a se calar diante das injustiças que o rodeiam. A obra ressalta, também, como a coragem de um pode servir de inspiração para outros, fortalecendo a democracia e promovendo mudanças sociais. Disponível no canal de YouTube de Case Buyakah, a descrição do filme indica que qualquer semelhança com a realidade “é mera coincidência”, numa clara alusão ao ambiente social que Moçambique vive atualmente.
Baseada em histórias reais, em Poder do Povo, o realizador Case Buyakah procurou trazer à tona o medo enraizado em muitos moçambicanos quando o assunto relaciona-se a “política”, resultado de décadas de repressão e censura. “O filme é uma homenagem àqueles que ousaram enfrentar o status quo, mesmo em tempos sombrios, e reflete uma realidade profundamente enraizada na sociedade moçambicana”, afirmou o realizador.
Em aproximados sete minutos, o filme celebra não só a resiliência, como também convida à reflexão, promovendo uma cultura de coragem, questionamento à mudança da democracia e da justiça social em Moçambique. Poder do Povo é um apelo à ação. Os jovens e cidadãos em geral devem lutar pelos seus direitos, especialmente o direito à liberdade de expressão, sem medo de represálias”.
Com mais de 15 anos no cenário audiovisual, Airony Michel Ezequiel Cuco, mais conhecido como Case Buyakah, é um artista, ativista social e fundador da Case Graphics, uma produtora reconhecida pelo impacto cultural e social das suas obras. Entre várias produções da Case Graphics, destacam-se as obras Todos Dias (2022) e a mini-série “Ativa-te” (2024), que trouxe à mesa temas como violência obstétrica, diversidade sexual e direitos dos utentes.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024