Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Chelsea Dinorath tornou-se na primeira artista angolana a vencer na categoria de Melhor Artista da África Lusófona nos Trace Awards. A segunda edição da cerimónia aconteceu nesta quarta-feira, 26, em Zanzibar, na Tanzânia.
Chelsea concorreu com os moçambicanos Mr. Bow e Twenty Fingers, o cantor angolano Landrick, os são-tomenses Calema e a cabo-verdiana Soraia Ramos. Com esta distinção, Chelsea junta-se ao cabo-verdiano Lisandro Cuxi, vencedor do mesmo prémio em 2023.
O duo sul-africano Tito & Huppe levou para casa o prémio de Canção do Ano com o hit incontornável "Tswhala Bam", que conquistou pistas de dança por todo o mundo. Já o prémio de Álbum do Ano foi para a estrela nigeriana Rema, com "Heis", um trabalho que reforça o seu estatuto na cena global, fundindo afrobeats e influências internacionais.
Na categoria de Melhor Colaboração, os marfinenses Tam Sir & Team Paiya brilharam com "Coup du Marteau". O prémio de Melhor Videoclipe foi atribuído a Meji Alabi, pela sua impressionante direção visual de DND, de Remi.
https://www.instagram.com/p/DGjsoL3IZ8i/?hl=fr
Outras distinções importantes incluíram Melhor Artista Africano Global, entregue ao icónico tanzaniano Diamond Platnumz, e Melhor Performance ao Vivo, que consagrou a lenda congolesa Fally Ipupa. A categoria de Melhor Artista Hip-Hop foi vencida pelo marfinense Didi B, enquanto a revelação sul-africana Tyla foi coroada Melhor Artista Feminina. Além das premiações individuais, os Trace Awards prestaram homenagem à carreira de D’Banj, um dos grandes nomes da música africana contemporânea, e reconheceram o impacto da tanzaniana Zuchu com o Prémio Zanzibar Awards.
A recordar que, Chelsea Dinorath nasceu a 24 de fevereiro de 2000, em Angola. A artista começou a destacar-se na música a partir de 2016 e, de lá para cá, tem construído um percurso no Afrobeat e no R&B, acumulando milhões de visualizações no YouTube com temas como Ntima, À Toa, Sodadi, Unfollow e Weya. Em 2023 foi distinguida pela PowerList BANTUMEN 100 como uma das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024