Chimoio transforma o ambiente na sua imagem de marca

February 3, 2025
Chimoio ambiente cultura

Partilhar

Chimoio, desde 2024, consolidou-se como a cidade mais limpa de Moçambique. A cidade não é apenas um cartão postal devido ao magnífico monte Cabeça do Velho, mas também pelo incansável esforço de manter-se como a mais limpa do país, algo que é resultado de uma gestão focada na sustentabilidade e no bem-estar colectivo. 


Este feito deve-se, em grande parte, à visão do Edil João Ferreira, que idealizou e liderou o processo de transformação da cidade, envolvendo a comunidade e artistas locais para dar uma nova cara aos principais pontos turísticos e históricos.


A mudança não se limitou à limpeza, mas estendeu-se à valorização da arte e cultura locais, com destaque para o Jardim dos Namorados, que passou por uma verdadeira metamorfose. Antes um simples ponto de encontro, o jardim agora brilha com murais vibrantes e corações espalhados por toda parte, que mostram a criatividade da cidade e o orgulho da sua cultura. O local, hoje, é mais do que um espaço de lazer; é uma galeria a céu aberto, onde as cores e formas convidam os visitantes a apreciar o que Chimoio tem a oferecer.

PUBLICIDADE

aniversário guiné
Chimoio ambiente cultura

credits


A transformação da cidade não parou por aí. A parte externa do Aeroporto de Chimoio e a Praça dos Heróis e da Independência também passaram por intervenções artísticas e paisagísticas. Murais encantadores e canteiros temáticos revitalizaram esses locais, dando-lhes uma nova vida e reforçando o compromisso da cidade com a arte e o ambiente.


“Foi uma experiência enriquecedora. A inspiração nos murais vem de Mucai, uma narrativa minha que simboliza o despertar para a mudança. Mucai, que em língua Chiutê, significa “acorda/levanta”. A narrativa é descrita pelos seus traços e linhas cruzadas (técnica do cubismo), olhos serrados e lábios vermelhos, que representam a vaidade. Através da arte, procuramos sensibilizar a comunidade sobre a importância da cultura e da transformação dos espaços urbanos.” - Comenta Cristóvão Júnior sobre a sua inspiração e participação no projecto.


Além de Cristóvão Júnior, outros artistas como Chris Inácio, Mateus Sithole, Celso Manhengue, Plácido Rafael, Celso Júnior, Walter Famia, Mateus, Samuel e Victor, juntamente com vários voluntários (homens e mulheres), uniram-se para transformar a paisagem de Chimoio num verdadeiro centro de arte e cultura.


Mas, afinal, o que podemos esperar de Chimoio nos próximos anos? Com uma gestão focada em sustentabilidade, cultura e arte, e com uma comunidade tão unida, é só o começo de uma cidade que se reinventa constantemente.

Chimoio ambiente cultura
Chimoio ambiente cultura

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile