Faculdade de Letras de Lisboa recebe colóquio sobre cultura queer no espaço lusófono

April 7, 2025
coloquio afroqueer faculdade letras
📸: DR

Partilhar

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2025, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa vai receber a 7.ª edição do colóquio internacional Queering Afro-Luso-Brazilian Studies, um evento que junta investigadores, artistas, ativistas e agentes culturais a debater e refletir sobre os desafios e possibilidades da dissidência de sexo-genéro no contexto lusófono, com especial foco para as questões afroqueer. A iniciativa é organizada pelo Quir Research Hub (CITCOM-CEComp).


Através de uma abordagem interseccional, a conferência pretende desconstruir paradigmas heteronormativos e colonais presentes em áreas como a literatura, artes e práticas culturais. Um dos objetivos do programa é resgatar e tornar visiveis trajetórias de escritores e artistas marginalizados através da promoção de leituras queer, transfeministas e decoloniais de arquivos e expressões culturais.


Desde 2014, o colóquio tem vindo a afirmar-se como um espaço de pensamento crítico e partilha internacional, com edições anteriores realizadas em instituições como a Sorbonne Université (França), a Dalarna University (Suécia), a Birmingham University (Reino Unido), a Universidade do Porto (Portugal) e a Universidade de São Paulo (Brasil). Em 2025, o evento regressa a Portugal com uma programação que inclui apresentações presenciais e, em casos excecionais, participação online.


Para garantir a pluralidade de vozes e narrativas, a organização criou uma chamada de artigos que estará aberta até dia 20 de maio de 2025. As propostas devem conter nome, filiação institucional (se aplicável), título, resumo (até 1000 caracteres), cinco palavras-chave, linha temática sugerida e bibliografia. Será também necessário indicar a preferência por participação presencial ou online. Os temas podem ir desde leituras queer, transfeministas e decoloniais do cânone lusófono a colonialidade do género e sexualidades dissidentes. Os trabalhos podem ser apresentados em português, inglês ou galego.


As restantes informações podem ser consultadas através dos canais oficiais do CECOMP e do Quir Research Hub.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile