Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
“Contra a Maré” é uma curta-metragem documental que acompanha o quotidiano de pessoas que nasceram, vivem e sonham na Guiné-Bissau. O filme, que se estreou em Bissau no passado dia 31 de janeiro, já está disponível na plataforma de vídeos Vimeo.
Produzido no âmbito da campanha “tODxS pela Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global”, o documentário oferece um retrato realista da vida no país. Ao longo dos seus 18 minutos, apresenta diversos depoimentos sobre questões sociais prementes, como o machismo, a poluição, os direitos humanos, as carências nos setores da educação e da saúde, bem como os desafios da juventude, que, como se ouve no filme, “está a perder a capacidade de sonhar”.
As alterações climáticas também são um tema central, com uma das entrevistadas a afirmar que “a Guiné-Bissau não está preparada para enfrentar as consequências das alterações climáticas”, uma realidade que a população já sente na pele.
Num dos depoimentos, ouve-se ainda que o país não pode sequer falar de direitos humanos quando 70% da população está abandonada à sua sorte, sem políticas públicas eficazes para melhorar as suas condições de vida. A curta-metragem destaca ainda que a Guiné-Bissau tem o pior índice africano de mortalidade materna, com um elevado número de mulheres a morrerem durante o parto.
Realizada pela portuguesa Inês Ventura, “Contra a Maré” teve uma estreia recente no Centro Cultural Português, em Bissau, numa parceria entre o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e a Fundação Fé e Cooperação (FEC).
Com uma abordagem que coloca os habitantes como personagens principais, o documentário reúne 14 testemunhos que evidenciam tanto as dificuldades como a determinação do povo guineense em construir um futuro melhor.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024