Cynthia Perez homenageia Sara Tavares e a avó em “SaraXmamã”

February 7, 2025
Cynthia Perez SARAXMAMÃ
Foto por Geraldo Ferreira

Partilhar

A artista Cynthia Perez acaba de lançar o videoclipe da música "SARAXMAMÃ", uma composição apresentada no dia 31 de janeiro e que presta homenagem a Sara Tavares e à sua avó materna.


Depois de se apresentar ao público com Um Corpo Só – tema lançado a 28 de julho de 2024 e descrito pela própria como uma carta aberta em homenagem às gerações passadas – a artista regressa no primeiro trimestre do ano para definir o tom do que se pode esperar da sua jornada musical em 2025.


"O primeiro esboço desta música foi escrito a 20 de novembro de 2023, um dia depois da Sara Tavares nos ter deixado fisicamente", partilha, acrescentando que “apesar de não a ter conhecido pessoalmente, senti a sua partida, assim como milhares de pessoas que só conheciam a artista também sentiram. Senti pela alma bonita que o mundo acabara de perder, pelo panorama artístico-musical que ficou mais pobre sem a sua arte, pela dor de amigos que eram próximos da Sara e por reviver as emoções causadas pela partida da minha avó materna em 2020. A partida da Sara fez-me escrever para elas. Fez-me escrever pela saudade: a minha e a de todos aqueles a quem elas fazem falta.”


“Senti pela alma bonita que o mundo acabara de perder, pelo panorama artístico-musical que ficou mais pobre sem a sua arte, pela dor de amigos que eram próximos da Sara e por reviver emoções causadas pela partida da minha avó materna em 2020. Esta música é, como digo na letra, uma oração. Ela nasceu num momento de lamento, de saudade e de impotência. A única coisa que eu podia fazer ao saber da partida da Sara -  que por conseguinte foi um gatilho para me lembrar da ausência física da minha avó - era escrever e falar com elas em oração. Uma oração cantada e muito especial para mim”, explicou à BANTUMEN em exclusivo. 


https://www.instagram.com/p/DFupk6xow-q/?img_index=1



Para Cynthia, escrever e cantar esta música em particular foi um processo profundo, terapêutico e de crescimento. Demorou um ano até que sentisse a música completa e pronta para ser partilhada com o mundo. Houve momentos em que teve pressa, mas acabou por perceber que era melhor render-se ao tempo. Comparou o processo a uma gravidez, acreditando que, regra geral, nascemos quando estamos prontos para vir ao mundo, depois de tudo em nós estar alinhado e minimamente estruturado. Saber esperar e respeitar o tempo das coisas revelou-se uma verdadeira terapia, reforçando a sua crença no poder do tempo. “E a única coisa que espero é que as pessoas a sintam. Que se permitam sentir. Só isso”, concluiu. 


Nascida em Luanda no final dos anos 80, filha de mãe angolana e pai camaronês, Cynthia Perez cresceu entre diferentes culturas. A passagem por países como Angola, Congo Brazzaville, Marrocos, Bélgica, Espanha, Turquia e Portugal reflete-se na sua abordagem musical, marcada por uma fusão de estilos e pela exploração de novas métricas e flows.

Apesar de ser associada ao rap, a sua música segue uma linha melódica e experimental. A artista destaca-se ainda pelo envolvimento no processo criativo da sua arte, desde a composição até à produção das faixas.


Além da música, Cynthia tem um percurso literário, tendo escrito livros como "Música do Coração", vencedor do Prémio Jardim do Livro Infantil em 2014, e "Kambuta Grande", publicado em 2019. A sua escrita, assim como a sua música, explora temas ligados à identidade, emoções e espiritualidade.



Em 2023, deu um passo importante na sua trajetória musical ao ingressar no curso de Criação Musical da World Academy, em Lisboa. Agora, com "SARAXMAMÃ", a artista reforça a sua presença no panorama musical, trazendo uma mensagem de memória e conexão com o passado.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile