Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Desire, conhecido como "Angolano Viajante", é um empresário digital angolano que tem vindo a consolidar a sua presença no mercado digital. Com sete anos de experiência em Portugal, gere cinco marcas e especializa-se na criação de negócios e na formação em inglês. "Sou apaixonado por viajar, explorar lugares, ideias e soluções", afirma.
Atualmente, lidera a TreeSix, uma academia digital de inglês, e outras quatro marcas, incluindo a Olhos Café, que se apresenta como um movimento voltado para a valorização da cultura africana. Além disso, está à frente de uma agência de marketing digital, e gere duas marcas pessoais: a sua própria e a de Dúnia Santos, sua sócia.
A sua abordagem de gestão baseia-se na formação de equipas autónomas. "O segredo para gerir vários projetos ao mesmo tempo é montar equipas sólidas e independentes. Quando encontras pessoas que têm capacidade de liderança, as equipas tornam-se autónomas com facilidade", explica. Dessa forma, supervisiona as operações sem precisar de envolvimento direto em todas as tarefas.
A TreeSix, projeto que faz questão de destacar pela crescente consolidação no mercado angolano, surgiu para suprir uma necessidade no mercado angolano no ensino do inglês. "Profissionais, estudantes e várias empresas em Angola vêem-se limitados pela ausência do inglês ou por não terem o inglês como ferramenta de comunicação", destacou. Com uma metodologia digital, a academia já formou mais de 800 alunos e, atualmente, conta com cerca de 200 inscritos. "Estamos a expandir a capacidade para 600 ainda este ano", acrescentou.
https://www.instagram.com/p/C21jffvsJ4z/?img_index=1
Embora 98% dos alunos sejam angolanos, a TreeSix tem vindo a atrair formandos de Portugal, Alemanha, França e Bélgica. "Começámos por vender a nossa formação apenas em Angola, mas com o tempo fomos recebendo alunos de outros países", explica. O objetivo é reforçar e consolidar a presença nos PALOP, particularmente em Moçambique e Cabo Verde. "A nossa única barreira de entrada em novos mercados é a estrutura financeira para receber os pagamentos", esclarece.
Nos próximos três anos, pretende reduzir os custos de aquisição de clientes e aumentar o número de alunos ativos para mil. Para isso, aposta na otimização dos processos internos e na melhoria contínua dos serviços prestados.
Ciente de que o sucesso é um processo contínuo, destaca três fatores que considera essenciais para jovens empreendedores : educação contínua, construção de redes de contacto e resiliência. "Nunca deixes de aprender sobre as áreas em que atuas e sobre empreendedorismo", aconselhou. Além disso, sublinha a importância de estar rodeado de pessoas com objetivos semelhantes. "Isso vale tanto para o teu círculo físico quanto para o tipo de conteúdo que consomes online", afirmou. Por fim, reforça a necessidade de persistência: "Os problemas vão sempre aparecer. Quando resolves um, surge outro. A resiliência é essencial para quem quer construir uma carreira sólida".
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024