Eddy Lopes, um talento cabo-verdiano “escondido” na Europa

August 6, 2024

Partilhar

Eddy Lopes, nasceu na terra de Cesária Évora, cresceu em Portugal mas agora vive em Luxemburgo. É um artista cuja experiência de vida resume uma realidade muito cabo-verdiana, a da imigração.


"Spadjado na mundo" (espalhado no mundo, em português) é uma expressão popular cabo-verdiana que resume a experiência da imigração cabo-verdiana. O número de imigrantes é maior que o número de nacionais residentes no arquipélago, o que traduz bem a necessidade do projeto Mapeamento da Diáspora Cabo-verdiana, iniciado este ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), e quer saber quantos são, onde estão, quem são e como estão a viver os cabo-verdianos espalhados pelo mundo.


Eddy Lopes deu-me a conhecer a sua música através de uma troca de mensagens no Instagram. Escrita pelo próprio música, "Ka Era Suposto" é a sua primeira música, lançada há dois meses. O número de visualizações tem aumentado a cada semana, já contabilizando mais de 158 mil visualizações no YouTube. 


Fiquei curioso para saber mais deste artista que em tão pouco tempo já está a conquistar o coração e os ouvidos de muitos cabo-verdianos espalhados pela diáspora.

"'Ka Era Suposto' é uma das músicas que já tinha escrito há algum tempo, mas só que andava aí algures na gaveta, como dizemos. Tem uma vibe fresca, aquela onda sonora suave, é o meu estilo de música. Apresentei o projecto à minha equipa, gostaram da ideia e do projecto, refizemos tudo de novo, com uma melhor qualidade. O processo criativo foi muito bom, adaptamos certas melodias, letras, para que possam conectar com as pessoas. Foi um processo muito criativo, gostei muito", explicou Eddy Lopes.


https://www.instagram.com/p/CoKxZyNIuT2/?img_index=1

A música sempre esteve presente na vida de Eddy Lopes. É como um amor inexplicável, uma "paixão que foi crescendo ao longo dos anos, até porque não tenho ninguém na família que é artista", entre risos. Aos 16 anos, já utilizava a música como forma de expressão, numa fase precoce em que trabalhava em mixtapes e se interessava pela qualidade do som e como ele saía das colunas.

Como muitos da geração Y ou Millennial, nascidos nos anos 90, Eddy Lopes foi fortemente influenciado pela música da América do Norte. Apesar de a sua música ser uma fusão melódica entre Afro music, R&B e Hip Hop, é no R&B que encontra o seu verdadeiro caminho. É o estilo que mais ouve e que mais o emociona. "É onde tenho mais facilidade em criar melodias, escrever e explorar novas ideias. O R&B é mais emotivo, por isso considero-o o meu estilo base. Mas não me limito a um único estilo de música, tenho a capacidade de explorar outras vertentes e, quem sabe, fazer fusões ou colaborações no futuro. Tenho mais projetos a caminho, e pode surgir algo diferente", confessou Eddy.


Ao ouvir o instrumental e as melodias de "Ka Era Suposto", é evidente a influência do R&B norte-americano. O estilo tem uma história rica em transformações. Nos anos 60, o termo R&B era utilizado para definir um estilo musical derivado do blues, gospel e soul. Nos anos 90, surgiu o chamado R&B Contemporâneo, um subgénero da música pop que incorporou influências do hip-hop, soul e funk. Esta nova fase trouxe uma sonoridade fresca e uma estética que marcaram muitos sucessos da época. A música de Eddy reflete estas metamorfoses, sendo uma expressão das suas emoções e experiências, bem como das pessoas que lhe são próximas. Ele tem novos projetos em andamento, mas por agora revela que "Ka Era Suposto" é uma amostra do que está para vir. Em breve, lançará uma nova faixa que mostrará a sua versatilidade como cantor e as suas diferentes sonoridades.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile