PUBLICIDADE

MIA 2024

"Eu Vou", o novo single de EMMVR que reflete perseverança e autoconhecimento

November 13, 2024

Partilhar

Já está disponível nas plataformas digitais e no YouTube o single "Eu Vou" de EMMVR, que teve o seu lançamento adiado várias vezes devido à situação atual em Moçambique.


Embora o nome Rafael Nambale possa não ser imediatamente reconhecido, a identidade artística de EMMVR [pronuncia-se "emar"] é já familiar para muitos que acompanham o cenário do rap em português, especialmente em , onde o rapper moçambicano tem conquistado espaço e se destacado pela qualidade e autenticidade do seu trabalho.


Em entrevista à BANTUMEN, EMMVR explica que "Eu Vou" é um reflexo da sua trajetória e uma mensagem de perseverança e aprendizagem para o público. "É uma música que representa 'resiliência' para mim, é um lembrete para não desistir nesta minha caminhada. Uso-a para me manter firme e lembrar-me do propósito," afirmou.


O processo criativo de "Eu Vou" surgiu num momento de solidão e autorreflexão, quando EMMVR tentava reconciliar-se com a sua realidade e assumir a responsabilidade pelo seu próprio caminho. "Tive de aprender a aceitar as coisas como são e perceber que o meu destino depende de mim. Percebi que tenho de ser o primeiro a acreditar na minha visão e lutar por ela," desabafou.



https://www.instagram.com/p/DCRUZnyC1NP/?img_index=1


O videoclipe, filmado em Maputo antes do agravamento da situação política, foi dirigido por Mika Film e conta com um guião escrito pelo próprio EMMVR, que também se encarregou da composição e co-mistura do tema. A produção esteve a cargo de Noizy, enquanto a masterização e mistura foram realizadas por Dj Baby.


Natural de Maputo, EMMVR descobriu o rap através dos seus primos, sendo inspirado pela forma como eram tratados e respeitados pelas pessoas ao seu redor. "Gostava de ver como as pessoas olhavam para eles, e quis experimentar um pouco disso. Fiz a minha primeira música e nunca mais parei," partilhou. Embora não tenha escolhido o rap deliberadamente, o ambiente musical em que cresceu acabou por direcioná-lo para este estilo.


O seu primeiro single contou com a colaboração do seu irmão mais velho, uma figura que teve um impacto importante no seu início de carreira. Como muitos que estão a começar, EMMVR enfrentou várias dificuldades, nomeadamente a falta de recursos para comprar instrumentais, o que acabou por se tornar uma motivação para conquistar a sua independência artística. "As dificuldades iniciais fizeram-me querer ir atrás das minhas cenas por mim mesmo," comentou o artista.


Um marco importante na carreira de EMMVR foi a sua participação no single "Versos e Poesia", do DJ angolano Black Spygo, onde representou Moçambique num projeto que reuniu artistas lusófonos, consolidando a sua presença na cena musical.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile