Quem é Eva Rapdiva, candidata a deputada à Assembleia de República de Portugal

April 3, 2025
Eva Rapdiva deputada Portugal
DR

Partilhar

Eva Cruzeiro, mais conhecida pelo nome artístico Eva Rapdiva, é candidata a deputada à Assembleia da República Portuguesa, pelo Partido Socialista (PS). O nome da artista surge na oitava posição da lista, o que a torna elegível para um assento no Parlamento.


A sua entrada acontece num momento de renovação das listas do PS e reflete uma aposta na diversidade e na representatividade cultural. Para além da candidatura de Eva, destacam-se também outras mudanças significativas: 12 dos 22 cabeças de lista foram substituídos.


Nas redes sociais, o eurodeputado Bruno Gonçalves felicitou publicamente a artista: “A Eva Cruzeiro será candidata a deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista. Uma aposta certa numa ativista que, a partir da música e da política, transforma vidas. E que a partir de agora tem a enorme tarefa de mudar a forma de fazermos política em Portugal e de reaproximarmos os valores de quem mais precisa. Precisamos da Eva como precisamos de mais Evas. O país que queremos está sempre a um passo de ser construído!”


Para a artista, a possibilidade de ter assento na Assembleia da República nada mais é do que uma continuidade do trabalho feito até ao momento. “Existem várias formas de lutar, existem várias formas de fazer ativismo, de fazer a diferença e de não ficar indiferente àquilo que se passa ao nosso redor”, afirma, acrescentando que a música e o ativismo foram, de certa forma, o modo como mostrou a inquietação perante o que via. 


Habituada à exposição devido à música, Eva diz-se confortável com a exposição e escrutínio a que poderá estar sujeita daqui para a frente. O ofício anterior deu-lhe aquilo a que chama “músculo emocional” para lidar com a pressão e desafios de ser uma figura pública. “Sei que sou uma pessoa digna e vertical. Sinto-me completamente segura para, de forma transparente, lidar com qualquer tipo de pressão”, acrescenta. Ainda sem adiantar muito sobre as propostas que poderá apresentar, conta que as mesmas estão alinhadas com o programa do Partido Socialista, que será apresentado em breve. O novo contexto político e social que Portugal atravessa exige, segundo a candidata, resposta a “outro tipo de desafios” e representar o partido, sobretudo nesta altura, é “também um grito de alerta e um apelo à mobilização”, como se pode ler na publicação feita nas redes sociais onde anunciou a candidatura.


"Sei que sou uma pessoa digna e vertical. Sinto-me completamente segura para, de forma transparente, lidar com qualquer tipo de pressão"

Eva Cruzeiro



A escolha do partido foi influenciada, em parte, pelos pais que são militantes há vários anos, mas também pela convergência de valores e visão. “Acho que a minha história não seria o que é, se não fossem muitas das políticas públicas criadas pelo partido socialista em Portugal”. Assume-se como uma pessoa de centro e acredita que agora, mais do que nunca, é necessário “olhar para a política com compromisso e responsabilidades mais fortes”.


Nascida em Portugal, a 7 de Outubro de 1988, Eva cresceu na Arrentela, concelho do Seixal, onde começou a ouvir rap com apenas 8 anos. Na adolescência, mudou-se para a Amadora, onde entrou em contacto com o universo do freestyle e dos MCs locais, iniciando os primeiros passos no hip hop.


Em 2009, mudou-se para o Lobito, Angola, e, dois anos depois, para Luanda, onde lançou o seu álbum de estreia, A Rainha do Ginga Rap, título que lhe valeu o reconhecimento como Melhor Rapper Angolana nos Angola Hip Hop Awards.


Ao longo da última década, Eva destacou-se como uma das vozes femininas mais relevantes do rap lusófono, aliando a arte ao activismo social e político. As suas letras abordam temas como a igualdade de género, direitos humanos, e a realidade sociopolítica de Angola e da diáspora africana.


Em 2017, venceu três prémios nos Angola Hip Hop Awards, incluindo Melhor Música do Ano (Um Assobio Meu), Melhor Verso e Melhor Rapper Feminina do Ano. No mesmo ano, arrecadou também os galardões de Melhor Colaboração e Melhor Vídeo com o tema Final Feliz. Em 2018, foi distinguida com o Prémio de Artista do Ano, e, em 2019, tornou-se a única artista angolana nomeada para os AFRIMA – All African Muzik Magazine Awards.



Paralelamente ao percurso musical, Eva Cruzeiro é licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, pós-graduada em Gestão Financeira e mestre em Desenvolvimento Global.


A sua candidatura marca a entrada de uma figura com experiência académica, artística e de intervenção cívica, num espaço político em transformação, onde a diversidade de vivências e percursos ganha cada vez mais importância.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile