Exposição moçambicana em Évora celebra os 49 anos de independência

Partilhar

A comunidade moçambicana residente em Évora (Portugal) juntou-se para realizar uma exposição naquela cidade, para celebrar os 49 anos da independência de Moçambique.


Com o lema “Honrando o passado, celebrando a cultura”, a exposição, que teve a sua abertura oficial no dia 25 de junho, decorreu até ao passado dia 29 de junho, na Fundação INATEL. Na ocasião da abertura, intervieram a embaixadora de Moçambique em Portugal, Stella Novo Zeca, a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos, o presidente da Junta de Freguesia do Centro Histórico de Évora, Francisco Brito.  



📸
Celestino Bastos/BANTUMEN


O evento incluiu fotografias, livros, obras de arte e a projeção do filme Proclamação da Independência de Moçambique, que apresenta o discurso proferido pelo primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, aquando da proclamação dessa mesma independência, a 25 de junho de 1975.


A exposição também destacou alguns movimentos de resistência que existiram antes da criação da FRELIMO, assim como outras histórias sobre o povo moçambicano e as suas vivências.


📸 Celestino Bastos/BANTUMEN


Após quatro séculos de colonização, a independência de Moçambique foi proclamada a 25 de junho de 1975, fruto de uma luta conduzida por movimentos de libertação, sendo o mais proeminente a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO). Fundada em 1962, primeiramente liderada por Eduardo Chivambo Mondlane e mais tarde por Samora Machel, a FRELIMO adotou uma estratégia de resistência armada contra o domínio colonial português, à semelhança das outras lutas desencadeadas noutros países africanos, especialmente dos que estavam sob o domínio colonial português.  


Como integrantes da organização, Milton Graciete Manuel de Gussule, é formado em Engenharia Agronómica e doutorando em Ciências Agrárias e Ambientais, e Augusto Parauzibe Mazezo, o entrevistado no vídeo no topo deste artigo, é licenciado em Geologia e mestrado em Engenharia Geológica.De acordo com os organizadores, para a realização do evento contaram com o apoio de diversas instituições que se encontram na cidade de Évora.    

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile