Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Com raízes entre Cabo Verde e Lisboa, o coletivo musical Fidju Kitxora junta-se ao cartaz do Party Sleep Repeat, festival solidário que regressa à Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira (Aveiro), no próximo dia 3 de maio. Conhecido por resgatar memórias da diáspora cabo-verdiana e por fundir tradição com experimentalismo sonoro, o grupo promete uma atuação intensa e emotiva, marcada por identidade, política e ancestralidade.
A par de Fidju Kitxora, o festival acaba de anunciar os nomes de Vaiapraia, Romeu Bairos, Bad Tomato, Travo e Supa, que se juntam aos já confirmados Boogarins, Ganso, Memória de Peixe e Ilusão Gótica. A diversidade sonora e estética volta a ser uma das apostas do evento, que tem vindo a afirmar-se como um dos mais relevantes palcos alternativos da região Norte.
Fidju Kitxora — que significa “filho que chora” em crioulo — leva ao palco do Party Sleep Repeat o eco das vozes que a migração calou, através de uma música feita de resistência, dor e celebração. A sua produção intencionalmente crua, próxima do registo documental, está alinhada com o propósito do coletivo de dar voz às memórias esquecidas da diáspora. Não se trata apenas de música para agradar, mas para provocar escuta e reflexão e, por isso, é possível identificar elementos de spoken word, sons ambiente, camadas vocais quase ritualísticas e batidas fragmentadas, que remetem tanto ao hip-hop alternativo como ao dub, eletrónica lo-fi e até ao experimentalismo africano contemporâneo. O crioulo cabo-verdiano é central, não apenas como língua, mas como estética sonora e política.
Este tipo de construção sonora ecoa uma vontade clara de quebrar com estruturas convencionais da música popular, assumindo-se como manifesto artístico: íntimo, desconcertante e profundamente identitário.
https://www.instagram.com/p/DGvF7K6I0Vx/
A sublinhar que, antes do evento principal, o Party Sleep Repeat arranca com um warm up no Porto, a 5 de abril, no Plano B. O aquecimento começa às 22h com um concerto intimista de Caio, seguido de DJ sets de André Tentugal, Nuno Vieira e Daniel Ribeiro, numa celebração que se estende pela noite dentro.
Organizado pela ACLL, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de S. João da Madeira, bem como da Associação de Jovens Ecos Urbanos, o festival mantém o seu carácter solidário e de proximidade. À semelhança das edições anteriores, será disponibilizado um transfer gratuito entre o Porto e S. João da Madeira, com horários a anunciar em breve.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024