Wilford Machili estreia-se em longa-metragem com "Lino"

January 31, 2025
Filme Lino Wilford Machili
DR

Partilhar

Motivado pelo desejo de ver a sétima arte produzida em Moçambique alcançar plataformas internacionais e tornar-se numa referência do cinema global, o cineasta Wilford Machili estreia a sua primeira longa-metragem "Lino", em junho deste ano.


O filme baseia-se na história de um jovem herdeiro de uma das maiores redes de tráfico de droga, que luta para realizar o seu sonho de se tornar num pivô de telejornal. E, ao mesmo tempo, dividido entre o amor e uma vida predestinada ao crime, o jovem luta contra os estereótipos associados a um rapaz nascido em Chamanculo.


Influenciado pela sua paixão pela arquitetura, Wilford Machili rapidamente abraçou o universo da televisão. Trabalhou como assistente de realização, produtor e criador de conteúdos, antes de iniciar, de forma tímida, a sua carreira como realizador de cinema.


Através da sua habilidade para a escuta ativa, Wilford Machili aprendeu a construir e narrar histórias do quotidiano maputense. Dali, inspirou-se no bairro de Chamanculo para criar a sua primeira longa-metragem, Lino. “Sou apaixonado pelo cinema moçambicano e tento sempre contribuir com tudo quanto posso, quero fazer parte de tudo que permite crescer a cultura audiovisual local” explicou.


Com este filme, o cineasta, Wilford Machili pretende alterar a perceção que se tem sobre Chamanculo, um bairro periférico de moçambique que é  frequentemente associado a violência, drogas e prostituição.  "Pretendo dar voz e mostrar que existem herois do dia-a-dia naquele bairro tão estereotipado, e assim também me tornar uma referência moçambicana no mundo do cinema", conclui Machili.


https://www.instagram.com/p/DEIsG8TodAk/


Além das suas suas motivações pessoais, o realizador também procurou inspiração em histórias de figuras heróicas moçambicanas como Lurdes Mutola, Jimmy Dludlu e a Banda Kakana, bem como outras personalidades do desporto nacional.


A produção do filme Lino, contou também com  colaboração da associação Chamanculo é Vida, liderada por Cecília Mahumane. A associação organiza passeios guiados e trabalha para afastar os jovens das drogas e do álcool, com o objetivo de fomentar o crescimento social, económico e cultural das comunidades periféricas.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile