Denise Fernandes leva Cabo Verde ao Festival de Locarno com "Hanami"

August 13, 2024
Hanami Denise fernandes cabo verde locarno

Partilhar

O filme "Hanami", a primeira longa-metragem da realizadora Denise Fernandes, terá a sua estreia mundial esta quarta-feira, dia 14 de agosto, na secção competitiva Cineasti del Presente do prestigiado Festival de Locarno.


"Hanami" narra a história de Nana, uma jovem que cresce numa remota ilha vulcânica onde a partida é uma constante, mas que aprende a ficar. A sua mãe, Nia, desaparece logo após o seu nascimento devido a uma misteriosa doença. Quando Nana começa a sofrer de febres altas, é enviada para os pés de um vulcão para ser curada, onde descobre um mundo suspenso entre sonhos e realidade. Anos mais tarde, quando Nana é adolescente, Nia regressa à ilha.


https://www.instagram.com/p/C9PmiJnMtm_/


A realizadora, que nasceu em Lisboa de pais cabo-verdianos e cresceu na Suíça, explica que a inspiração para "Hanami" veio da sua própria experiência de se sentir invisível ao crescer fora de Cabo Verde, uma sensação que a motivou a fazer do seu país de origem o tema central da sua primeira longa-metragem. "Quando eu era criança, reparei que Cabo Verde, por ser muito pequeno, era muitas vezes omitido dos mapas e dos globos. Crescendo na Europa, tinha a sensação de vir de um país que não existia fora das paredes da minha casa. Para o tornar visível, fiz de Cabo Verde e dos seus habitantes o tema central da minha primeira longa-me- tragem. Hanami nasce de elementos materiais e imateriais, histórias e experiências, que fazem parte da vida de muitos cabo-verdianos. Muitas vezes, os que partem sonham em voltar e os que ficam sonham em partir."


O filme foi rodado inteiramente na ilha do Fogo, em Cabo Verde, e conta com um elenco maioritariamente composto por não-atores. As jovens atrizes Daílma Mendes e Sanaya Andrade interpretam Nana em diferentes fases da sua vida, enquanto Alice da Luz e Yuta Nakano desempenham os papéis de Nia e Kenjiro, respetivamente.


Still do filme "Hanami"


"Hanami" destaca-se como uma das poucas longas-metragens de ficção rodadas em Cabo Verde e marca a estreia de Denise Fernandes no formato de longa-metragem, após o sucesso da sua curta-metragem "Nha Mila" em 2020, também apresentada no Festival de Locarno.


A estreia de "Hanami" em Locarno é aguardada com grande expectativa, não só por ser a primeira longa-metragem de Denise Fernandes, mas também por trazer para o grande ecrã uma representação rara e autêntica da vida cabo-verdiana.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile