Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Conhecido pelo seu talento como percussionista, o cantor e compositor brasileiro Jeã de Assis prepara o lançamento do seu próximo single intitulado Maré de Março. O single estará disponível nas principais plataformas de streaming a partir de 31 de janeiro.
Em "Maré de Março", o artista explora temas como a ancestralidade, a espiritualidade, a cultura afro-brasileira e a devoção, trazendo referências do candomblé e da vida dos pescadores de Salvador, na Bahia. A música tece uma exaltação à fé em Iemanjá e reafirma a ligação entre o povo e o mar.
Para Jeã, Maré de Março é "um convite à reflexão sobre a força ancestral que sustenta e guia a cultura afro-brasileira no cenário global. É um encontro entre passado, presente e futuro que celebra a força de um povo e a beleza da sua história", explica o cantor.
Apesar de atualmente residir em Lisboa, Portugal, é possível observar através das suas composições e performances que Jeã continua fiel às suas origens como cronista da alma baiana, com a missão de educar através da sua arte. A sua música é marcada por temáticas que exaltam a ancestralidade e o pertencimento, sempre numa ponte entre o passado e o presente, e promovendo o afrofuturismo como visão para novas perspectivas da cultura africana e das suas diásporas.
A canção é uma fusão que combina os tambores ancestrais do candomblé com texturas contemporâneas da música pop para reafirmar a herança africana como ponto de partida para novas possibilidades artísticas e culturais e promover o sentimento de pertença e resistência.
https://www.instagram.com/p/DEdlk7Qo1vn/
Além de colaborar com Jansen Igor (cantor e ator brasileiro), o single contou ainda com a participação de artistas como Paulo Mutti (arranjos e guitarra), Bira Marques (piano e sintetizadores), Luizinho do Jêje/Aguidavido (percussão), Alexandre Vieira (baixo) e Daniel Ragoni (bateria), com Nairo Elo responsável pela mixagem e masterização. Contou também com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, através do edital WR de Portas Abertas.
Nascido e criado em Salvador, Bahia (Brasil), Jeã é um artista de 26 anos, que foi imerso desde tenra idade nos ritmos e rituais do candomblé, influenciando significativamente na construção da sua musicalidade. Com quase três décadas de carreira, Jeã de Assis tem-se consolidado como um artista versátil e preservador dos elementos tradicionais da percussão afro-brasileira com sonoridades contemporâneas.
Entre as suas obras de destaque estão as canções Samba, Rock e Afins, Carnaval e Samba, Caminhos Cruzados, Caminhos de Laô, Menina da Praia e Nega Luanda.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024