Jesualdo Muvuma e "50 Kwanzas", uma curta vencedora de dois prémios em Paris

February 10, 2025

Partilhar

Em dezembro de 2024, a BANTUMEN noticiou a seleção do artista angolano Jesualdo Muvuma para a 16.ª edição do Festival Internacional de Filmes de Animação de Paris (PIAFF), com a sua curta-metragem animada intitulada "50 Kwanzas". O evento, que decorreu em janeiro deste ano, surpreendeu o cineasta com a entrega de dois prémios: Peso da Mensagem e Banda Sonora.


Jesualdo esteve presente na cerimónia de apresentação em Paris e regressou a Luanda – cidade que inspirou a obra – com este reconhecimento histórico. Este marco representa a primeira vez que uma produção angolana é distinguida no PIAFF, abrindo novas portas não só para o artista como para o cinema de animação em Angola. Em entrevista à BANTUMEN, Jesualdo destacou a importância deste feito: "A nossa obra foi a única na categoria Horizons Competition a conquistar dois prémios, o que evidencia a necessidade de expandirmos narrativas distintas, inovadoras e nascidas de uma perspectiva africana".


Apesar do êxito, o artista apontou a falta de apoio institucional. "Nos créditos de 90% dos filmes aparecia ‘financiado ou com apoio do governo’. No meu, isso não aconteceu. É uma situação alarmante", comentou. Jesualdo revelou ainda que enfrentou o desafio de assumir várias funções na produção: "Eu era o guionista, ilustrador, editor e engenheiro de som. Foi um processo muito solitário, mas gratificante".


https://www.instagram.com/p/DEk1RGgskpN/?img_index=1


A curta-metragem "50 Kwanzas" conta a história de Tchicolassonhi, uma jovem mulher angolana e zungueira (vendedora ambulante), que enfrenta inúmeras dificuldades para garantir melhores condições de vida para si e para a sua família. A narrativa, densa e profundamente enraizada no quotidiano angolano, gerou receios no realizador quanto à sua receção internacional. "Tinha medo de não ser compreendido, por ser uma questão muito nossa. Em Paris, não há zungueiras como as nossas – mães que deixam os filhos pequenos em casa para vender na rua. Não se concebe", explicou.


No entanto, a mensagem foi plenamente captada pelo público do festival, que há 16 anos se destaca em Paris como uma das principais plataformas internacionais dedicadas à excelência técnica e criativa na animação. O evento proporciona a cineastas emergentes e consagrados a oportunidade de apresentar os seus trabalhos a uma audiência global, promovendo o reconhecimento de histórias e vozes únicas no cinema de animação.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile