Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Esta semana, o artigo mais lido na BANTUMEN foi sobre o novo single do artista moçambicano Duas Caras e que deve ser lançado em breve. Seguiram-se o anúncio de uma candidatura aberta para o programa de residência artística intitulado "Affective Ecologies - Uma Residência Artística sobre a relevância atual do pensamento de Amílcar Cabral", promovida pelo Hangar - Centro de Investigação Artístico. A morte de Mário Rui Silva, um dos pilares da música angolana, o novo episódio do Matabicho sobre a legislação sobre o aborto na lusofonia e a programação do Theatro Circo, em Portugal, foram os restantes assuntos que despertaram interesse entre os nossos leitores.
Para este novo trabalho, a ser lançado no dia 19 de julho, o artista juntou-se à Geobek Standard, dirigida por George Beke, que já colaborou com artistas internacionais de Afrobeats como Burna Boy e Mr. Eazi. Esta colaboração tem como objetivo projetar a música e a marca de Duas Caras neste género musical.
O Hangar - Centro de Investigação Artística, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, têm até ao dia 18 de julho uma candidatura aberta para o programa de residência artística intitulado "Affective Ecologies - Uma Residência Artística sobre a relevância atual do pensamento de Amílcar Cabral". Esta iniciativa celebra o legado de Amílcar Cabral e coincide com o 50.º aniversário do 25 de Abril, destacando as lutas anticoloniais que contribuíram para a queda da ditadura em Portugal.
Mário Rui Silva, guitarrista, cantor, compositor, professor e investigador angolano morreu na quinta-feira, 4 de julho, em Lisboa, vítima de doença. Mário Rui Silva é dos nomes maiores da música angolana, à qual dedicou grande parte da sua vida, com o propósito de a perpetuar na cultura e na história do país.
Neste novo episódio do Matabicho, trouxemos uma discussão detalhada e pertinente sobre as múltiplas facetas do tema “legalização ou criminalização do aborto”. Apesar de apenas a Guiné-Bissau criminalizar a interrupção voluntária da gravidez - nos restantes PALOP, a lei determina a sua possibilidade entre no máximo 12 a 24 semanas de gestação - o tema ainda é tabu em diversos contextos sócio-culturais da lusofonia.
A programação do Theatro Circo, sala de espetáculos de Braga (norte de Portugal) inicia em setembro com o PARAÍSO, que conta com a participação de Soraia Ramos e Mynda Guevara, a apresentação do livro Tribuna Negra e conversas moderadas pela BANTUMEN.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024