Fotógrafo Mário Macilau distinguido com Prémio PREICC

December 23, 2024
Mário Macilau Prémio PREICC

Partilhar

O artista visual moçambicano Mário Macilau foi laureado com o Prémio das Indústrias Culturais e Criativas de Moçambique (PREICC) na categoria de Fotografia, numa cerimónia que ocorreu a 22 de dezembro, no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo. Este espaço, simbólico na celebração da arte e criatividade moçambicanas, acolheu o evento que reafirmou a importância de valorizar o trabalho artístico a nível local e internacional.


Mário Macilau, cujo trabalho tem impactado significativamente o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas em Moçambique, utiliza a sua arte para refletir sobre a condição humana, a memória e a identidade do país e do continente africano. As suas fotografias narram a beleza e complexidade do quotidiano, consolidando a sua posição como uma das vozes mais autênticas da arte contemporânea moçambicana.



https://www.instagram.com/p/DDNBeyUMubz/



Na sua declaração de agradecimento, Macilau sublinhou a importância de prémios como o PREICC para estimular a criação artística local, frisando que a distinção oferece uma plataforma crucial para o intercâmbio entre artistas e o fortalecimento da cena artística do país. "Este prémio é uma boa iniciativa, especialmente para apoiar a criação artística localmente. Ele também é uma excelente oportunidade para promover o intercâmbio entre artistas locais, criando pontes e fomentando um ambiente de colaboração e troca de experiências", destacou o artista.


https://www.instagram.com/p/C9j8aDWCbtp/


A Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina "Kika" Materula, no seu discurso, elogiou Macilau pela sua atuação internacional, destacando que o fotógrafo tem representado Moçambique com distinção em prestigiosos festivais e exposições ao redor do mundo. "Ele está em todo lado", afirmou a Ministra, realçando a autenticidade com que Macilau leva o nome de Moçambique aos palcos internacionais.


Atrvés da sua arte, Macilau provoca reflexões profundas sobre temas como o tempo, a memória e a identidade. O seu trabalho como embaixador cultural ultrapassa as questões sociais de Moçambique, englobando as do continente e desafia o público a prestar mais atenção às histórias marginais que merecem ser destacadas.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile