Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O escritor moçambicano Mélio Tinga participa no festival literário Correntes d’Escritas, que decorre entre 17 e 21 de fevereiro, na Póvoa de Varzim, em Portugal. A 25.ª edição do evento reúne mais de uma centena de autores de diferentes países, distribuídos por mesas de debate, encontros itinerantes, formações e o 2.º Encontro de Tradução.
Mélio Tinga chega a este palco após a sua participação na Residência Literária de Lisboa, em 2023. Durante o festival, lança o seu novo livro, Arder no Gelo, uma narrativa ficcional que percorre a vida do poeta Sebastião Alba, explorando as suas inquietações e contrastes.
Além de escritor, Mélio Tinga é designer de comunicação e dirige a editora Catalogus. Autor de oito livros, foi distinguido com o Prémio Literário Imprensa-Nacional Casa da Moeda/Eugénio Lisboa em 2020, com a obra Marizza. Em 2023, recebeu o Prémio das Indústrias Culturais e Criativas do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique e, no ano seguinte, foi selecionado para a bolsa “AléVini”, que apoia a mobilidade profissional no espaço da Comissão do Oceano Índico.
Em 2024, Mélio Tinga foi destacado pela BANTUMEN como uma das 100 personalidades mais influentes da Lusofonia. No mesmo ano, lançou o romance Névoa na Sala e a obra infantil A Borboleta Xica na Aldeia de Todas as Espécies, focada na imaginação, solidariedade e amizade entre crianças.
O Correntes d’Escritas, criado em 2000, é um dos principais espaços de encontro de escritores de expressão ibérica, promovendo o diálogo entre literaturas, línguas e culturas.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024