Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O projeto “Meu Bairro, Minha Língua”, idealizado por Vinicius Terra, chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez, promovendo uma série de apresentações gratuitas entre os dias 25 de janeiro e 16 de fevereiro. Com um formato inédito, a #CaravanaErrejota reúne música autoral e releituras que atravessam géneros como boombap, afrobeat, trap, samba, fado e bossa nova, destacando a riqueza da língua portuguesa e das influências culturais que moldaram o Brasil.
O ciclo de espetáculos tem início no próximo sábado, dia 25 de janeiro, no Teatro Ruth Souza, em Santa Teresa, às 19h. A caravana segue depois para a Tijuca, no dia 1 de fevereiro, e para Bangu, no dia 7 de fevereiro, culminando na Pavuna, no dia 16 de fevereiro, no Festival Terra do Rap. Nesta última etapa, serão realizados duelos de MCs na Batalha Terra do Rap, com artistas de diferentes regiões da cidade a competir por um prémio singular: uma viagem de intercâmbio para acompanhar a digressão de Vinicius Terra & Banda em Portugal.
A banda que acompanha Vinicius Terra nos vocais inclui Gabriel Marinho (bateria e beats), Paulo Canuto (guitarra) e Rodrigo Ferrera (contrabaixo). A caravana também contará com participações especiais de artistas como Luciane Dom e Bela Ciavatta, ampliando o diálogo entre diferentes manifestações culturais.
https://www.instagram.com/p/DFDbgPhx5hs/
O movimento “Meu Bairro, Minha Língua” surgiu em 2021 com o lançamento da canção homónima, uma colaboração entre Vinicius Terra, Elza Soares, Linn da Quebrada, e os portugueses Dino D'Santiago e Sara Correia. A música, que integra o acervo do Museu da Língua Portuguesa, destaca-se como um símbolo da conexão entre territórios lusófonos. O projeto evoluiu ainda para uma série documental disponível no Globoplay, e uma segunda temporada será gravada durante esta nova etapa no Rio de Janeiro.
Segundo o idealizador, “Meu Bairro, Minha Língua” é “uma jornada de redescoberta das influências musicais que moldaram a cidade do Rio de Janeiro, explorando os encontros e desencontros históricos e culturais trazidos pela diáspora africana e pela música que atravessa o Oceano Atlântico”. Terra salienta ainda que o projeto dá destaque às periferias, lugares que considera centrais na preservação e reinvenção da língua portuguesa: “Queremos mostrar que a língua é nossa, das ruas, e por isso ela está viva!”.
A #CaravanaErrejota é financiada pelo edital “Viva o Talento!”, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo. O evento reforça o compromisso em valorizar a diversidade cultural e linguística, ao mesmo tempo que proporciona momentos de celebração e reflexão sobre as raízes e o futuro da língua portuguesa.
A entrada para todas as apresentações é gratuita, proporcionando acesso inclusivo e ampliando o impacto social do projeto.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024