PUBLICIDADE

MIA 2024

Michel Zeca vence concurso para remodelação do Museu Nacional de Arte Contemporânea em Lisboa

November 13, 2024
Michel Zeca Museu Nacional de Arte Contemporânea

Partilhar

O arquiteto angolano Michel Zeca Gonzalez, cofundador do atelier "del medio atelier", foi premiado juntamente com uma equipa multicultural no concurso público internacional para o projeto de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), no Chiado, Lisboa. Organizado pela Direção-Geral do Património Cultural de Portugal, o concurso contou com a assessoria técnica da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo (OA-SRLVT) e reuniu 29 propostas de arquitetura.


A proposta vencedora, liderada pelo arquiteto português Luís Manuel Pires Pereira, inclui Michel Zeca Gonzalez e a arquiteta venezuelana Claudia Silveira, bem como a designer portuguesa Mafalda Peres Couto. Também integram o consórcio os arquitetos espanhóis Arturo Menduiña e Rodrigo Baile, do atelier espanhol Baile Menduiña, e a arquiteta e museógrafa brasileira Heloisa Vivanco.

PUBLICIDADE

Agenda cultural
Michel Zeca Museu Nacional de Arte Contemporânea
Michel Zeca Museu Nacional de Arte Contemporânea

Segundo o júri, o projeto distingue-se pela "simplicidade formal intencional" e pela harmoniosa integração com os edifícios Capelo e Willmotte, onde o MNAC está instalado. A estrutura proposta articula volumes já existentes e introduz novos espaços expositivos e de uso público, proporcionando uma entrada em diálogo direto com o jardim envolvente. A nova arquitetura pretende reforçar a identidade do MNAC e dar resposta às necessidades do museu, incluindo áreas maiores para exposições, reservas de obras, e acessos facilitados para carga e descarga de peças. "O edifício projetado, tanto pelo seu desenho como pela sua materialidade, fornece qualidades ao território e à sua envolvente, tendo uma capacidade de transformação urbana, e trazendo uma nova identidade ao território", pode ler-se no comunicado enviado à redação da BANTUMEN.


Michel Zeca Gonzalez, que estudou na Universidade Lusíada de Lisboa e possui uma carreira voltada para a inter-relação entre arquitetura e arte, vê o seu percurso e o projeto vencedor como uma oportunidade para valorizar o património cultural e artístico, criando espaços que aliam tradição e modernidade.

Michel Zeca Museu Nacional de Arte Contemporânea
Michel Zeca Museu Nacional de Arte Contemporânea

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile