Moçambique representado no maior mercado de dança contemporânea do mundo

August 28, 2024
Moçambique representado no maior mercado de dança contemporânea do mundo

Partilhar

Mais de 1.200 programadores, curadores, artistas e profissionais da dança de todos os continentes reúnem-se numa das maiores plataformas de dança contemporânea, destinada à troca de ideias e à promoção de novas criações artísticas. Os moçambicanos Quito Tembe e Idio Chichava marcaram presença nas festividades. A peça Vagabundus, de Idio Chichava, será um dos espetáculos em cartaz, com Quito Tembe a atuar como um dos curadores da plataforma Tanzmesse.


Esta semana marca o início do Tanzmesse, o maior mercado global de dança contemporânea, que se realiza na cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Este ano, o evento conta com a participação destacada de Quito Tembe.


https://www.instagram.com/p/Cy-230AtyXE/?img_index=1


Depois de ter organizado a Bienal Danse L’Afrique e o KINANI, Quito Tembe aventura-se agora neste vibrante evento global. Quito é um dos atuais curadores associados da Internationale Tanzmesse NRW, ao lado de Julia Asperska, Dan Daw e Natacha Melo. Juntos, formam a equipa de curadores responsável pela seleção do programa de espetáculos e pela co-curadoria da secção Talk & Connect. Estes curadores associados trabalham para ampliar a rede da Tanzmesse, engajando-se em diálogos com artistas, profissionais da dança, organismos de financiamento e decisores políticos, reunindo uma vasta gama de vozes do setor.


A presença de Quito Tembe, reconhecido como uma das 100 personalidades mais influentes de 2023 pela BANTUMEN 100 PowerList, reforça a crescente importância de Moçambique no cenário global da dança contemporânea. “Esta é a segunda vez que o Tanzmesse conta com a presença de Moçambique na equipa. O objetivo será, sem dúvida, levar ao Tanzmesse a riqueza cultural e a diversidade artística do continente africano, contribuindo significativamente para a visibilidade e o reconhecimento da dança africana no panorama internacional”, concluiu Quito Tembe.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile