PUBLICIDADE

Bantuloja

O diálogo musical de Nitry e Razy na nova edição do Jazzopa

October 18, 2024
Nitry RAZY

Partilhar

No episódio 18 do "Entrevista da BANTUMEN", Eddie Pipocas mergulhou nas profundezas criativas de Nitry e Razy, duas artistas que se juntaram pela primeira vez, para uma participação especial no projeto Jazzopa, da Sons da Lusofonia. A conversa, enriquecida por relatos pessoais e insights sobre o processo criativo, revelou o poder transformador da música e da colaboração artística.


Nitry, com raízes em Cabo Verde, descreveu a sua viagem pela música, marcada pela influência de figuras femininas fortes. "Desde pequena que a música me rodeia. Comprei uma guitarra roxa numa das minhas viagens para Paris e, hoje, tenho aprendido a tocar com Djodje Almeida, que sempre foi uma grande inspiração para mim", partilhou. A rapper não só falou do seu crescimento pessoal através da música, mas também da sua evolução como artista: "Agora estou a trabalhar mais nas minhas novas coisas, que são mais viradas que misturam rap e canto."


https://www.instagram.com/p/C_z3j0qMqj2/?img_index=5


Já Razy, nascida em Lisboa com ascendência angolana e cabo-verdiana, partilhou a sua paixão pelo baixo, um elemento que se tornou central na sua expressão artística. "Comecei a apaixonar-me pelo baixo. Comprei um, juntei dinheiro, a minha mãe ajudou-me e, desde então, tenho juntado esta parte da voz que adoro desde pequena", explicou. A baixista também enfatizou a importância de se conectar com as suas raízes através da música: "Ultimamente, tenho me ligado aos ritmos africanos, ritmos latinos, é uma coisa que neste momento me tem enchido a alma."


O projeto Jazzopa é como uma "incubadora de talentos" que integra spoken-word, hip-hop e jazz, promovendo uma linguagem desafiadora e socialmente consciente. Através de residência artística e workshops de criação, o Jazzopa permite que artistas de diferentes proveniências desenvolvam competências na interpretação de temas menos usuais nos repertórios de cada área, utilizando a improvisação como catalisador para trabalhar a escrita e noções de flow criativo.


https://www.instagram.com/p/DA0Yz0Ds7BQ/


Ambas as artistas refletiram sobre o impacto do Jazzopa nos seus respetivos percursos. Nitry destacou a confiança que o projeto lhe trouxe: "Sinto-me mais conectada agora. Estou mais interessada em fazer parte de vários projetos e tocar para outras pessoas." Razy, por sua vez, falou sobre o desafio e a excitação de trabalhar com novos estilos e artistas. "É uma coisa completamente diferente. Apaixonei-me pelo baixo e agora estou a explorar mais ritmos africanos e latinos."


A conversa com Eddie Pipocas também tocou em temas como a diversidade no mundo da música, as suas percepções sobre a posição da mulher na indústria e o futuro das suas carreiras. O episódio áudio está disponível nas principais plataformas de podcast.


A sublinhar que, a apresentação do projeto Jazzopa ocorrerá no dia 23 de Outubro às 21h na Casa do Comum, no Bairro Alto, em Lisboa. Uma ocasião imperdível para testemunhar a fusão de talento, cultura e inovação que Nitry e Razy representam.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile