Escola em Portugal adota livros de Nuna para enriquecer programa curricular

January 10, 2025
nuna marielle escola

Partilhar

A obra e ativismo de Nuna, artista conhecida pelas suas contribuições à diversidade cultural e ao empoderamento através da consciência social, alcançaram um novo patamar de reconhecimento. Em setembro de 2024, a autora e ativista foi surpreendida com um convite para a adoção do seu trabalho no currículo do 5.º ano de uma escola na Póvoa de Santa Iria (arredores de Lisboa), abrangendo uma gama diversificada de disciplinas, como Educação Visual, Física, Inglês, Português, Cidadania e Desenvolvimento, entre outras.


Num post nas redes sociais, Nuna expressou a sua emoção e surpresa ao descobrir que não apenas iria apresentar os livros, mas que a sua obra "Aventureira Marielle e os Mil tons de Magia" já integrava o plano curricular da escola. A escola preparou uma exposição dedicada ao livro, demonstrando o profundo impacto que a obra teve na comunidade escolar. A interdisciplinaridade do projeto escolar reflete uma prática educacional inclusiva e abrangente, destacando temas como aceitação e diversidade corporal na educação física, e solidariedade em aulas de cidadania. “As crianças e a professora Maria fizeram-me uma visita guiada à exposição da Aventureira Marielle e os Mil tons de Magia (leram bem isto?). De ilustrações, reflexões, trabalhos de arte e posters, a cada canto um poema de acolhimento e carinho nesta escola. Mas não se ficava por al: Na educação física e a celebração de todos os corpos, ao compromisso que os colegas fizeram uns com os outros na aula de cidadania até mesmo tricotar cachecois, inspirados nos mil tons de Magia na aula de Educação tecnologia, entre TANTAS outras lições... nem nos meus maiores sonhos imaginei viver este momento”, escreveu Nuna no Instagram.

https://www.instagram.com/p/DEk_ApcIFGV/?img_index=1

A visita de Nuna à escola aconteceu recentemente e a artista não se conteve em expressar a sua alegria ao perceber todo o trabalho realizado pelos alunos e professores. “Sinceramente escrevo este texto a chorar porque sempre sonhei poder ter tido uma primária, ensino médio, secundária e faculdade assim e nunca tive. Choro porque sei a quantidade de vezes que a escola foi para mim um espaço feliz, mas também de bullying e racismo quando deveria ter sido só uma catapulta para voar. Sei que esta é também a história de muitos de vocês. Mas também choro porque hoje o meu trabalho muda vidas... mudou até a minha vida e da minha criança interior. Assim como estes professores e os profissionais que trabalham nas escolas podem mudar o curso da história”, escreveu emocionada.


A presença de Nuna na escola culminou numa sessão de autógrafos e uma interação enriquecedora com os alunos, que tiveram a oportunidade de discutir diretamente com a autora sobre os temas tratados nas suas obras.


Nascida em 1995, Nuna é uma artista multidisciplinar e ativista interseccional conhecida pelo seu trabalho que aborda o racismo, classismo, capacitismo, entre outros problemas sociais. Em 2022, publicou o livro infantil Aventureira Marielle e o dia da fotografia (Nuvem de Letras), que discute a discriminação capilar. Em 2024, a Marielle do seu primeiro livro ganhou uma nova aventura com Aventureira Marielle e os Mil Tons de Magia (Nuvem de Letras). Neste novo título, Nuna, uma vez mais, explora como a exposição a histórias que celebram diferentes culturas, identidades e experiências pode fomentar a empatia e o respeito mútuo entre crianças, que um dia serão adultos mais compreensivos em relação ao mundo e às pessoas que os rodeiam.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile