Os artigos mais lidos da semana 17/52

April 27, 2025
os mais lidos 17/52
Fridolin Ambongo Besungu | DR

Partilhar

Na 17ª semana deste 2025, os artigos mais lidos na BANTUMEN foram sobre os possíveis candidatos africanos a Papa; o anúncio do lançamento do novo álbum de Paulo Flores; a entrevista de Darlene Barreto sobre o filme da vida e obra do pai, o músico Orlando Pantera; a nova música de Anderkinge e, por fim, a entrevista à cantora cabo-verdiana Yacine Rosa.


Um Papa africano? Estes são os nomes na linha da frente

Com a morte do Papa Francisco esta segunda-feira, 21 de abril de 2025, a Igreja Católica entra numa nova fase marcada por incertezas e grandes expectativas em torno da eleição do próximo pontífice. Além da forte possibilidade de o sucessor vir de fora da Europa, dando assim continuidade à regeneração da Igreja iniciada por Francisco, um cenário inédito começa a ganhar força: a eleição de um papa africano.


Novo álbum de Paulo Flores é abraço em forma de semba para aqueles que o amam

Trinta e nove anos depois de se apresentar ao mundo com Sassassa, o álbum de estreia de 1986, e já com quase uma vintena de discos no percurso, Paulo Flores entrega-nos Canções Que Fiz Pra Quem Me Ama, um disco que é celebração, homenagem e manifesto. Neste novo trabalho, onde o semba continua a ser bússola e poesia, Paulo Flores reencontra-se consigo mesmo, com os seus, com o seu povo, com Sara Tavares, Bonga e Micas Cabral e com a sua Bandula (palavra que simboliza Angola e dá nome a uma das faixas do disco).


Darlene Barreto quer mostrar ao mundo o homem por detrás do génio Orlando Pantera

Passaram mais de duas décadas desde a morte de Orlando Pantera, mas o seu legado continua vivo e agora ganha uma nova dimensão graças ao trabalho da filha, Darlene Barreto, presidente da Fundação que carrega o nome do artista. Em entrevista à BANTUMEN, Darlene falou sobre os desafios da institucionalização da fundação, o impacto do trabalho do pai e o novo documentário que promete revelar um lado mais íntimo e humano do músico cabo-verdiano.


Anderking celebra a mulher cabo-verdiana com "Dama Di Praia" ao lado de Márcia Cruz

Depois de pôr Bissau a cantar “Dama di Pilum”, Anderking está de volta com mais um tributo às mulheres que moldam o tecido social e cultural das suas geografias. “Dama di Praia” é o novo single do rapper guineense, desta vez com a doce e poderosa voz de Márcia Cruz, uma das vozes mais quentes da nova geração cabo-verdiana.


Yacine Rosa, a voz da ilha do Fogo com vontade de cantar o mundo

Yacine Rosa é uma cantora e intérprete cabo-verdiana. Natural da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, começou a cantar por instinto, ao reproduzir as bandas sonoras dos desenhos animados que ouvia em casa. A música apareceu quase como brincadeira, mas rapidamente ganhou outro peso e hoje é o caminho que pretende seguir. Com raízes na música tradicional cabo-verdiana e uma voz aberta a novos ritmos, a artista tem vindo a construir um percurso firme no circuito local e já começa a dar passos em eventos internacionais, como a participação no Atlantic Music Expo (AME) 2025, na cidade da Praia.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile