Escritora Ottoniela Bezerra lança projeto literário “Livrarias por Luanda”

March 27, 2025
Ottoniela Bezerra Livrarias por Luanda

Partilhar

A escritora angolana Ottoniela Bezerra lançou recentemente o projeto digital “Livrarias por Luanda”, dedicado à valorização das livrarias e bibliotecas. O propósito é destacar a importância desses espaços na formação cultural e social e incentivar à leitura. 


Ottoniela Bezerra é, atualmente, a escritora angolana mais seguida nas redes sociais. Partilha diariamente frases e textos reflexivos e motivacionais, despertando, assim, o gosto e o interesse de jovens pela literatura. Muitos encontram nos seus escritos conteúdos que incentivam à mudança de atitudes, ao autocuidado e à resiliência face às dificuldades do quotidiano.


À BANTUMEN, a escritora partilhou o processo de criação do projeto “Livrarias Por Luanda”, que descreve como uma “celebração” da literatura, nascido de um desejo antigo. “Sempre tive vontade de criar conteúdo literário para além dos textos semanais e, com o tempo, fui percebendo a necessidade de dar mais visibilidade aos espaços que tornam os livros acessíveis”, explicou Ottoniela Bezerra.


A ideia de documentar e valorizar bibliotecas, livrarias, alfarrabistas e ardinas de Luanda surgiu quando a escritora se deu conta de que muitos desses espaços estavam a encerrar. “Sem descurar a importância do digital, este projeto reafirma o papel essencial dos espaços físicos na promoção da leitura e da literatura, preservando a cultura e aproximando leitores dos livros e dos escritores.” Além disso, a iniciativa nasceu também da vontade de responder de forma mais concreta às perguntas recorrentes dos seus seguidores, especialmente sobre onde encontrar livros infantis. “Recebo frequentemente mensagens de leitores interessados em adquirir livros, especialmente infantis, e isso fez-me pensar: por que não unir essa vontade a um projeto maior? E assim comecei”, contou.


Em “Livrarias Por Luanda”, Ottoniela apresenta a literatura em formato audiovisual, oferecendo ao público um olhar aprofundado sobre o universo dos livros — desde os tradicionais alfarrabistas às bibliotecas mais modernas. Com uma abordagem acessível, os vídeos são publicados semanalmente nas redes sociais da escritora, trazendo as histórias, curiosidades e personagens que habitam esses locais, que acabam por se tornar verdadeiros refúgios para os leitores.




Desde que decidiu embarcar nesta aventura, Ottoniela já passou por espaços como a Cozinha de Leitura, o Salão das Literaturas Francófonas, a Bibliotheque, a Livraria Barquinho, a Livraria Kiela, a Komutu Papelaria e Livraria, e a Livraria Sons da Graça, entre outros.


Embora o projeto esteja atualmente focado em Luanda, a escritora não esconde a vontade de o alargar a outras províncias e até a outros países. “Sei que há espaços literários valiosos por todo o país e pelo mundo que merecem ser reconhecidos e valorizados.”


Questionada sobre o principal objetivo da sua escrita, Ottoniela respondeu: “O meu maior objetivo é criar histórias que ressoem, dar voz e asas à minha criatividade, deixar uma marca que, de alguma forma, ajude as pessoas a encontrarem-se nelas. Quero que os meus livros sirvam de espelho, abrigo ou até de impulso para quem os lê. Mais do que contar histórias, quero que elas vivam dentro de quem as recebe.”


Para além desta nova série digital, Ottoniela Bezerra tem um percurso sólido ligado ao setor social e literário angolano. Criou bibliotecas comunitárias, o projeto Oficina Literária e promoveu um Intercâmbio Literário com escritores nacionais e internacionais durante a pandemia.


Apaixonada por livros desde criança, Ottoniela nasceu a 24 de dezembro de 1990, em Luanda. É advogada formada pela Universidade Metodista de Angola e tem vindo a traçar um percurso marcante no panorama literário angolano contemporâneo. Entre as suas obras destacam-se Retratos de uma mulher (in)comum (2013), O amor conquista tudo – Amor Vincit Omnia (2015), Luara, a princesa de Luanda (2017) e o e-book O que ficou por dizer (2020). Em 2021, foi distinguida como uma das 100 jovens mais influentes da Lusofonia pela Academia Neo Africana de Novos Líderes Africanos.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile