Plutonio explica “Carta de Alforria” em dose dupla

November 9, 2024

Partilhar

Como prevíamos, saiu esta sexta-feira, dia 8 de novembro, o novo álbum de Plutonio, "Carta de Alforria". Este álbum duplo, composto por 11 faixas em cada disco, traz uma particularidade: o rapper não escreveu uma única letra das 22 músicas. Cada barra foi entregue ao microfone numa comunicação intensa entre o que lhe ia na alma e o esquema mental já profundamente concebido. 


Este é o quarto álbum discográfico de Plutonio e não conta com participações, mas tem na produção nomes como Charlie Beats, Progvid, Migz, Ariel, DJ Dadda, X10, Sebz Beats e Sam The Kid na faixa que dá título ao álbum.


Durante uma visita à redação da BANTUMEN, Plutonio partilhou algumas reflexões sobre "Carta de Alforria" e o impacto que novembro, o mês de lançamento, teve na sua carreira. "Foi natural escolher novembro. Há uma semana de diferença das datas habituais, mas simboliza o pré-natal, dando tempo para que o álbum seja verdadeiramente consumido até ao concerto na Meo Arena," explicou o artista com um sorriso.


A pandemia de COVID-19, apesar de ter sido um período globalmente desafiador, parece ter sido um tempo de reflexão e crescimento artístico para Plutonio. "Fechaste o ano com números absurdos," comentou Eddie Pipocas sobre o sucesso de Plutonio durante a pandemia. O rapper respondeu: "a pandemia foi má porque tinha planos, mas ao mesmo tempo permitiu-me rever prioridades e focar-me no que realmente importa."


https://www.instagram.com/p/DCHqsRZMv-P/?img_index=1



Plutonio também destacou a evolução da sua música nos últimos cinco anos, mencionando o trabalho metódico que envolve o lançamento de singles e EPs, preparando o terreno para o álbum. "É tudo um processo natural. Ajustas conforme vai acontecendo. Nunca quis estar parado, então sempre fui lançando os meus singles," disse.


O álbum "Carta de Alforria" é visto pelo artista como uma libertação simbólica, não só das convenções musicais mas também das expectativas externas. "Quando senti que o projeto estava no ponto, que estava perfeito aos meus olhos, decidi que era o momento de lançar," explicou.


E agora, com o álbum lançado, Plutonio olha para o futuro, especificamente para o concerto de 28 de fevereiro na Meo Arena em Lisboa. Este evento não só marca a estreia do artista num dos maiores palcos de Portugal, mas também celebra uma nova fase da sua carreira, uma onde se sente completamente livre para expressar a sua arte sem restrições.


"Carta de Alforria" já está disponível nas principais plataformas de streaming e promete ser mais um marco na carreira já distinta de Plutonio, um artista que continua a definir e a redefinir os contornos do hip-hop lusófono.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile