Raízes Sonoras celebra a música tradicional moçambicana

August 6, 2024
Raízes Sonoras celebra a música tradicional moçambicana

Partilhar

Um grupo de amigos apaixonados pela música tradicional moçambicana decidiu criar sinergias para que os instrumentos tradicionais sejam resgatados e valorizados. "Raízes Sonoras, Celebrando Moçambique" é o nome do projeto que pretende marcar o início de uma jornada cultural que visa celebrar e preservar a rica herança musical de Moçambique.


Exposições, performances, debates e outras atividades farão parte das diversas iniciativas programadas para este ano em quase todo o país e no exterior. A programação começa em agosto de 2024, em Inhambane, segue para Maputo em setembro e culmina a primeira fase em Pemba, em novembro. Em 2025, a mostra será levada à cidade do Porto, em Portugal, em setembro, como parte das celebrações dos 50 anos da independência nacional de Moçambique, e espera-se também levar esta exposição a Paris, em novembro do mesmo ano.



O Raízes Sonoras oferece uma experiência imersiva e diversificada, com exposições, espetáculos, oficinas interativas e palestras. Estas atividades serão conduzidas por produtores e executantes dos instrumentos musicais tradicionais, assim como por especialistas que abordarão a importância da manutenção destes instrumentos na memória coletiva dos moçambicanos.


“É com grande entusiasmo que a equipa da AKINO anuncia o lançamento do projeto 'Raízes Sonoras, Celebrando Moçambique'. Queremos contribuir para o resgate do que é nosso na nossa sociedade. Estes instrumentos desempenham papéis centrais nas práticas culturais, sociais e espirituais de diversas etnias do país, e a nossa iniciativa pretende consciencializar sobre a sua importância, além de ampliar o número de entusiastas e praticantes neste projeto cultural significativo para Moçambique", explicou Álvaro Taruma, escritor e Relações Públicas da iniciativa.


Um projeto que se impõe como jornada cultural voltada para a música, memórias e conexões que perdurarão - Raízes Sonoras tem como missão inspirar e promover a preservação dos instrumentos musicais tradicionais moçambicanos, com um foco especial nos tambores e instrumentos de percussão.


Conscientes do impacto que as mudanças climáticas exercem na escassez de matéria-prima para a produção de alguns instrumentos musicais, Raízes Sonoras incluirá nas suas atividades campanhas de sensibilização e plantio de árvores para a produção de instrumentos como a timbila, bem como a sensibilização para a procura de materiais alternativos para a produção instrumental.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile