PUBLICIDADE

MIA 2024

Sara Brito Coimbra, quando o sucesso no empreendedorismo começa na organização

January 18, 2023
Sara Brito Coimbra, quando o sucesso no empreendedorismo começa na organização

Partilhar

Sara Brito Coimbra define-se pela palavra construção. Nascida e criada em Portugal, é através de Cabo Verde que a sua essência se reflete, seja a nível pessoal ou profissional. Foi na empresa onde o pai é sócio-gerente que começou a inserir-se no universo da organização burocrática e financeira de negócios, fala quatro línguas e está em vias de aprender um quinta, é mestre, pós-graduada e doutoranda nas áreas da Engenharia Civil, premiada em Comunicação da Ciência e fundou a Villa Mangui Academia, onde ajuda novos empreendedores a conquistarem as suas metas. Sempre muito metódica na forma como projeta os seus passos seguintes, Sara quer que nos próximos cinco anos a Villa Mangui possa tornar-se numa referência para a comunidade dos PALOP, no que toca ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Como? Descobre na entrevista a esta empreendedora incansável.

PUBLICIDADE

calema voyage II

Antes de conhecermos a Villa Mangui Academia – também conhecida como ORGANIZO-ME, onde se integra o Rendez-Vous CEO –, gostaríamos de poder conhecer a Sara. Fala-nos um pouco sobre ti e dos caminhos que te levaram até à criação da empresa.


Nasci em Lisboa, filha de cabo-verdianos e eu própria apresento-me como tal. Amo viajar e hikings, não passo um dia sem ouvir música, sou um tanto ‘nerd’ e bastante curiosa. Gosto de aprender continuamente… não por obrigação, mas para saciar a minha curiosidade de saber mais. Falo crioulo de Cabo Verde, Português, Inglês, Espanhol e estou a aprender Alemão.


Tenho 34 anos. Desde a minha adolescência, ainda no básico, que colaboro com a empresa de construção, em que o meu pai é sócio-gerente. Ainda hoje sou a responsável pelas transferências e algumas das burocracias da empresa. Ou seja, estou há 20 anos a lidar com a organização financeira e outras questões corporativas, o que me familiarizou bastante com o tema.


Quanto à componente Académica, sou uma “Nova girl”, na medida em que fiz toda a minha certificação superior na Universidade Nova de Lisboa. Mestrado Integrado em Engenharia Civil, Pós-Graduação em Engenharia de Fachadas e estou agora a terminar o Doutoramento em Engenharia Civil, no âmbito do Programa de Doutoramento em Eco-Construção e Reabilitação. Durante o Mestrado Integrado, através do Programa Erasmus, estudei um ano letivo na Universidade Técnica Checa em Praga (ČVUT). Após o meu regresso à Nova, e influenciada pelas várias conferências que a  ČVUT realizava, sugeri a professores meus que fizéssemos uma conferência dessas no nosso departamento, mas algo que incluísse também países africanos e que fosse pertinente para alunos e não somente profissionais do setor. Um dos professores, o Arquiteto Miguel Amado, gostou da ideia e criámos a Conferência Construção e Reabilitação Sustentável de Edifícios no Espaço Lusófono. Foram realizadas duas edições. Durante o Doutoramento publiquei artigos científicos e ganhei três prémios em Comunicação da Ciência, de conferências em que participei, com ‘posters’ e apresentações.


Antes do doutoramento, trabalhei na área, em construção e remodelação de espaços residenciais, como também como consultora energética. Exerci essas funções em paralelo com a ajuda que prestava na empresa de que o meu pai é sócio, porque sempre quis traçar o meu próprio caminho. Além disso, criei a marca Atelier BC. Projeto em conjunto com um primo meu, que é arquiteto, onde prestava serviços nas áreas da engenharia e da arquitetura. Alguns meses depois, consegui uma bolsa como Investigadora, que incluía o pagamento das propinas de Doutoramento. Pelo facto de a bolsa ser em regime de exclusividade, optámos por deixar o projeto em stand-by. Voltaremos com o mesmo nos próximos meses, com um novo nome, KETA Studio. 


Porquê esse nome? 


Era a alcunha da nossa bisavó materna, Vitória Andrade. Os nomes dos meus projetos geralmente são homenagens às minhas origens. 

Resumindo, se me definisse numa palavra, ela seria construção. Por vezes, colaboro na construção de edifícios e outras na de empresas. Em todo este processo, construo-me continuamente.


Em que momento decidiste passar à ação e criar a Villa Mangui?


Há pouco mais de um ano. Ajudava pessoas próximas a organizarem os seus negócios, com base na experiência que tinha. Fazia-o de maneira informal. No segundo semestre de 2021, decidi estender essa colaboração a desconhecidos. A 15 de janeiro de 2022, dei início ao Organizo-me, como um projeto online. Os primeiros meses serviram como testagem de ideias. A 27 de setembro registei a empresa Villa Mangui (VM) e a 3 de outubro a empresa começou oficialmente as suas atividades. 

"Se a empresa não estiver aberta à mudança e à otimização, poderá ter os melhores professores, mentores e/ou consultores do mundo, que não surgirão grandes efeitos"

Sara Brito Coimbra

Qual é a história do nome Villa Mangui?


A minha mãe é de Ribeira da Barca e o meu pai é do Tarrafal de Santiago, onde costumo passar a maioria do tempo, quando estou em Cabo Verde. O centro do Tarrafal é conhecido como Vila e a localidade em si como Mangui. O nome da empresa surgiu assim da junção dos nomes Vila e Mangui. Villa com dois L, simplesmente porque gostei mais do nome escrito assim, apesar de saber que a palavra com dois L remete a moradias.

Sempre tive, e ainda tenho, uma grande paixão por Cabo Verde, especialmente pelo Tarrafal. Inclusive, enquanto adolescente, criei um ‘website’ denominado de ‘Tarrafal Na Zona’, onde divulgava notícias sobre o município e fiz entrevistas a pessoas do município que se destacavam em algum setor da vida social. 


Quanto ao nome dado à Villa Mangui Academia: Organizo-me, o motivo é muito simples. Querer organizar um negócio e a pessoa por detrás dele. É uma decisão muito pessoal. Tem que partir da própria pessoa. Se ela não estiver aberta à mudança e à otimização, poderá ter os melhores professores, mentores e/ou consultores do mundo, que não surgirão grandes efeitos. Por esse motivo, o nome da nossa academia é também ele na primeira pessoa.


O que a Villa Mangui oferece aos seus clientes?


Neste momento dispomos de serviços em duas vertentes para Negócios: Consultoria e Academia. Temos serviços de Consultoria nas áreas de Criação de Valor & Estratégia; Planeamento e Organização Financeira e de Branding, Media e Marketing.

A Academia é mais orientada para o Ensino do Empreendedorismo. Fazemo-lo através de Mentorias, Imersões e também no Rendez-Vous CEO, uma vez que o evento conta com workshops. 


O empreendedorismo é para todos?


Atualmente, romantiza-se  muito o empreendedorismo, como se qualquer pessoa que comece a empreender hoje, três meses depois, já será rica e com uma agenda um tanto folgada. Mas, não. Se isso é impossível, talvez não! Eu sou fã de números, porque as pessoas mentem, os números não. E o que os números dizem é que uma percentagem significativa das empresas não passa dos 3/5 anos de existência. Logo, nem todas as pessoas sabem e conseguem ser empreendedoras. Pelo menos, empreendedores de sucesso.

Acredito também que muitas pessoas têm ideias de negócios. Por esse motivo, é frequente ouvirmos alguém dizer, quando se fala de um negócio com sucesso, “ah… eu ou um amigo já tinha tido uma ideia semelhante”. No entanto, apesar das várias  ideias, nem todas são viáveis. Quando as ideias são viáveis, nem sempre as pessoas que as idealizaram conseguem materializá-las. Isso remete-me à tua questão: o empreendedorismo não é para todos… não, se certas competências não forem desenvolvidas!


Qual é o principal desafio de uma nova empresa?


Das Mentorias de Negócios da Villa Mangui, notamos que os novos negócios têm dois desafios intrínsecos: comunicação e organização financeira. Comunicação, porque, se o negócio não for bem comunicado, ele não progride. Quer essa comunicação seja feita com futuros clientes, comumente designada de prospecção de leads e vendas, quer seja a comunicação com eventuais parceiros de negócios, que, com sinergias, poderão levar novos negócios mais além.

E organização financeira porque é fulcral que os resultados de uma boa comunicação sejam bem geridos, para que o negócio seja economicamente viável nos períodos seguintes.


Qual é o factor imprescindível que um negócio ou empreendedor tem de ter para ter sucesso?


Do ponto de vista do negócio, ele tem, obrigatoriamente, que agregar valor à vida de outras pessoas. Se um negócio não resolve problemas de outrem, o mais provável é que suspenda as suas atividades num curto espaço de tempo.

Do ponto de vista da pessoa que empreende, ela tem que ser determinada para a solução. As empresas comunicam as suas vitórias mas, no backstage, muitas batalhas são perdidas no meio da guerra. Se quem empreende não estiver determinado em vencer e orientado para encontrar soluções para tal, mais cedo ou mais tarde desiste numa das batalhas… que poderia não ser a batalha final!


O que é que a Villa Mangui oferece que o/a empreendedor/a não conseguirá alcançar  “sozinho”?


Oferece vários anos de experiência em negócios. Essa experiência é traduzida em resultados num menor período de tempo e com menores investimentos. Por exemplo, partilhamos estratégias que já resultaram, mas também ações realizadas com resultados negativos. Isso não nos torna maus profissionais, mas pessoas realistas, que querem evitar que os nossos clientes cometam os mesmos erros e que economizem tempo e dinheiro. 

“Empreender é um caminho, muitas vezes, solitário”

Sara Brito Coimbra

Qual é o vosso diferencial?


O projeto não se centra à volta da minha pessoa. It’s not about Sara Brito Coimbra, it’s about the client. Trabalhamos com uma equipa multidisciplinar e os projetos dos nossos clientes são pensados de forma holística e não por áreas isoladas. 

Trabalhamos como se fossemos uma clínica médica para negócios, com várias especialidades médicas. A prevenção e/ou o tratamento é feito por uma equipa médica e não somente por uma médica, de forma isolada. Por exemplo, na nossa Mentoria Villa Mangui, as mentoradas são acompanhadas por 5 mentoras diferentes. Eu colaboro principalmente na parte de estratégia e organização financeira. A Ana Rita D’Almeida orienta na construção, ou revisão, da estratégia de Marketing do negócio. A Liz Araújo colabora no desenvolvimento de uma Identidade Visual da Marca elegante e impactante. Baseado no público-alvo definido, as Consultoras de Imagem Barth Almeida e Claudina orientam as mentoradas quanto à Imagem, Postura e Etiqueta mais adequada a ser apresentada a clientes e parceiros de negócios.


Qual é o conceito do RendezVous CEO?


É um evento de Networking para Empreendedores, especialmente para os que estão a dar os primeiros passos. O evento é ainda acompanhado de uma componente formativa, um breve workshop, enquadrado na temática da edição.  Por exemplo, a primeira edição foi sobre a Criação de Valor e o tema do workshop foi a  Criação de Valor: do Branding à Precificação. Nesta terceira edição, o tema do RendezVous CEO será Empreender com Saúde & Bem-estar e o tema do workshop será Saúde Financeira. Além disso, damos a oportunidade a mentorados e parceiros de lançar uma nova solução durante o evento.


Por que todo o novo empreendedor deveria participar de um RendezVous CEO?


Primeiro, por um aspecto de identificação. Empreender é um caminho, muitas vezes, solitário. Ao conviver com outros empreendedores, é muito provável que note que os problemas que pensava são apenas seus. Vão perceber que, também, são de outras pessoas. Por vezes, “esses outros” podem ter a solução que o novo empreendedor estava à procura e não encontrava até então.

Além disso, todos os empreendedores, através de confirmação no formulário de inscrição, têm a oportunidade de fazer um breve pitch (30 a 120 segundos) sobre o seu negócio, o que poderá resultar em novas parcerias e/ou clientes. Novos clientes são importantes para qualquer negócio, mas fulcrais para novos empreendedores desenvolverem os seus negócios.


Podes resumir o que aconteceu no primeiro evento?


O RendezVous CEO estreou-se com a temática Criação de Valor. Durante o evento, fiz um workshop sobre Criação de Valor: Branding à Precificação, onde exemplifiquei como o branding influencia a precificação de serviços. Precificar vai além do valor de troca. É necessário saber como a nossa marca se apresenta e se a mesma oferece uma experiência de cliente fast-fashion, premium ou de luxo. Por último, mas não menos importante, foram lançados o website e novos serviços de Image by Barth, da  Consultora de Imagem Barth Almeida. Ou seja, o próprio lançamento estava inserido na temática do evento.


O que vai acontecer no segundo evento, programado para março?


Este será o segundo evento em Portugal, mas a terceira edição. A primeira edição aconteceu a 18 de setembro em Lisboa. A segunda a 4 de dezembro na Alemanha. A terceira e próxima edição acontecerá a 18 de março. A terceira edição terá por tema Empreender com Saúde & Bem-estar. O workshop será sobre a Saúde Financeira, porque as finanças são uma das principais causas da falta de bem-estar de muitos empreendedores.  Além disso, e integrado no tema, a Terapeuta Capilar Vilma Domingos lançará novos produtos capilares para cabelos crespos e cacheados que se pretendem saudáveis. A Consultora de Imagem Barth Almeida preparará duas receitas alcalinas, fruto da dieta alimentar que pratica há anos e que lhe ajudaram a aumentar a saúde e o bem-estar numa fase mais delicada da sua saúde física. Este evento conta com o patrocínio da Consolar. Assim, como com o vosso apoio.


Onde queres levar a Villa Mangui?


A curto/médio prazo, tencionamos fazer crescer a Villa Mangui além de Consultoria e Academia. O quê ao certo? Terão que assistir às cenas dos próximos episódios, para estarem a par.

Em termos de visão da empresa, nos próximos cinco anos, queremos ser uma referência para comunidade PALOP no que toca ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios, na sua fase inicial – tendencialmente a mais crítica. Que os africanos e os afrodescendentes que ponderam desenvolver um novo negócio considerem a VM como uma das opções do Top 3 a ser contratada.


E o RendezVous CEO?


Que surjam novas histórias de negócios, tendo como ponto de partida o evento. Que daqui a cinco anos seja frequente ouvir dizer “comecei a minha amizade de negócio com tal pessoa no RendezVous CEO”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile