Sónia Silva e a For Women By Women, um movimento de mudança

February 5, 2025
Sónia Silva For Women By Women

Partilhar

Sónia Silva é uma mulher movida por sonhos que carrega o desejo de deixar um legado, seja no mundo corporativo ou no voluntariado. "Eu costumo dizer que sou uma sonhadora. O sonho comanda a vida e tudo o que fazemos começa por sonhar. Sonhar é grátis", diz-nos.


Descendente de guineenses, Sónia nasceu em Portugal, mas viveu parte da sua infância em Cabo Verde e não esconde que essa experiência foi um marco no seu percurso, especialmente durante os anos da escola primária. Após essa etapa, voltou para a Guiné-Bissau, passou por Lisboa e, mais tarde, estabeleceu-se em Inglaterra, onde viveu 17 anos, divididos entre Leeds e Londres. Foi lá que concluiu os estudos e iniciou uma carreira profissional que a levou ao topo do mundo corporativo.


Ao longo da trajetória construiu uma carreira sólida, marcada por passagens em instituições financeiras como a JP Morgan e o Standard Chartered Bank, mas foi através do voluntariado que encontrou aquele que considera ser o seu propósito. Há cinco anos fundou a For Women By Women (FWBW), uma organização que promove o empoderamento de jovens e mulheres através da educação e da adoção de estratégias relacionadas com empregabilidade e empreendedorismo. 

PUBLICIDADE

Rocky - tirar a 18 de fev

“Decidi dizer não à proposta de continuar no banco para dizer sim a mim mesma e ao projeto”

Sónia Silva

A decisão de investir num projeto de voluntariado foi pensada com cuidado. Em julho de 2023, o Standard Chartered Bank, onde era diretora executiva, passou por uma reestruturação e foi nessa altura que decidiu arriscar. "[Essa reestruturação] foi o momento perfeito. Já há quatro anos que conciliava a carreira corporativa com o trabalho na FWBW, mas senti que era hora de dar um passo à frente. Decidi dizer não à proposta de continuar no banco para dizer sim a mim mesma e ao projeto", explica.

A FWBW surgiu após um período de reflexão: a pandemia e a forma como as pessoas tiveram que se moldar a uma nova realidade, foram o catalisador para tirar a ideia do papel. “Costumo dizer que a pandemia fez-nos parar e olhar para dentro de nós. Perguntei-me se estava a ser a pessoa que queria ser, se estava a fazer o suficiente por mim e pelos outros”, afirma. Os anos de trabalho na banca serviram de base para determinar as linhas orientadoras do projeto. Já tinha experiência em mentoring e orientação profissional e isso era algo que podia agregar à FWBW. Qual seria então o diferencial? “Percebi que nunca o tinha feito para a minha comunidade. Durante anos, trabalhei num setor onde as mulheres negras são praticamente invisíveis. Senti a necessidade de criar um espaço onde pudessem ser vistas, ouvidas e valorizadas".

A estratégia pensada, em conjunto com uma amiga, fez com que o projeto começasse a ganhar visibilidade e reconhecimento dentro da sua comunidade. Parte do exercício da FWBW passa por oferecer ajuda através de programas de desenvolvimento profissional e redes de apoio. Não se limitando apenas ao empoderamento feminino, a organização também se focou no apoio aos jovens, especialmente em África, onde a população jovem carece de orientação e educação prática. "O continente africano é muito jovem, e há uma grande necessidade de apoiar esta geração para que possa prosperar", sublinha. A abordagem prática da FWBW é uma das chaves para o seu sucesso. "Se eu já percorri um caminho, partilho o que aprendi para que o percurso dos outros seja mais fácil. Não posso fazer o caminho por ti, mas posso ajudar a preparar-te para os desafios."

Para Sónia, o conceito de sucesso vai além do individual: "Quando atingimos estabilidade, temos a responsabilidade moral de ajudar os outros, ‘enviando o elevador para baixo’". Comprometida em criar um legado baseado na formação de capital humano diversificado e na promoção da igualdade de oportunidades, admite que a verdadeira mudança começa com a preparação das pessoas para o futuro, capacitando-as para criar riqueza e deixar um impacto duradouro nas suas comunidades.

Sónia Silva For Women By Women

Sónia Silva durante uma palestra. Foto cedida pela FWBW

Sónia Silva For Women By Women

Iniciativa da FWBW em Bissau. Foto cedida pela organização

“Trata-se de construir pontes e abrir portas para o futuro”

Sónia Silva

Nesse sentido, a FWBW exerce a sua atividade com intenção de expandir a atuação para outros países da África lusófona. O desenvolvimento desta vertente da organização passa por criar redes de apoio transnacionais e trabalhar com parceiros que sirvam de base para aumentar o impacto da intervenção da FWBW. "Queremos ser mais do que uma organização. Queremos ser um movimento de mudança, que seja ouvido e respeitado", afirma, confirmando o desejo de transformar o projeto numa fundação.

Cinco anos depois do seu lançamento, o projeto segue a sua missão de transformação social. "O nosso objetivo é criar oportunidades e orientar quem precisa, sejam mulheres ou jovens. Trata-se de construir pontes e abrir portas para o futuro." Para marcar o quinto aniversário da organização, Sónia está a preparar o lançamento de um livro que conta histórias de mulheres dos países PALOP que superaram adversidades e alcançaram o sucesso. "Queremos celebrar estas mulheres que, contra todas as probabilidades, transformaram as suas vidas e inspiraram outras."

Com uma visão de transformação social e igualdade, Sónia reforça o seu compromisso com as raízes e o papel enquanto agente de mudança. "Sou guineense. Esta é a minha identidade e a minha missão: fortalecer as capacidades do meu país para que possa contribuir para o seu próprio crescimento. Não devemos ter medo de bater à porta. Se não te derem espaço à mesa, leva uma cadeira dobrável. Essa é a mentalidade que precisamos para criar impacto”, conclui.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile