PUBLICIDADE

BantuLoja

Standard Bank alerta para a necessidade de aceleração do investimento na economia angolana para um crescimento de 2,5%

August 2, 2022
Standard Bank alerta para a necessidade de aceleração do investimento na economia angolana para um crescimento de 2,5%

Partilhar

O Standard Bank Angola projecta um crescimento de aproximadamente 2,5% na economia, entre 2022-2025, alertando que para tal é necessária uma aceleração dos investimentos.

Numa conferência que contou com a presença de empresas portuguesas com negócios em Angola e com painéis distintos de debate, as atenções estiveram viradas para a questão dos “Investimentos em Angola”, tendo sido unânime a importância que o planeamento assume, no que concerne à realização de investimentos, a importância do conteúdo local e, não menos importante, o novo ambiente de confiança vigente, no país, como resultado das medidas implementadas que visam combater a corrupção.

De acordo com o economista Chefe do Standard Bank Angola, Fáusio Mussá, “o défice de infraestruturas continua a ser uma barreira ao investimento que não pode ser negligenciada. Considerando o limitado espaço fiscal que estas economias apresentam, os governos têm considerado as parcerias público-privadas (PPP) como um importante veículo para ajudar a desenvolver infraestruturas de suporte aos projectos de investimento, sendo que estes modelos permitem uma maior participação do sector privado na economia, ainda que existam áreas e sectores onde o setor privado apresenta um menor interesse em investir”.

Importa referir que, de acordo com diferentes especialistas na matéria, Angola mantém um potencial elevado de crescimento, sendo que, no entanto, é necessário uma aceleração do investimento no país para que o Produto Interno Bruto cresça ao nível do seu potencial.

Para o CEO do Standard Bank de Angola, Luís Teles,o momento assume especial importância para debater sobre os “Investimentos em Angola e Moçambique”. “É possível ter sucesso nestes dois mercados, para as empresas portuguesas que querem investir no estrangeiro, ou seja, nos mercados citados anteriormente, são excelentes, dado o factor de ambos terem a mesma língua oficial, potenciando dessa forma uma relação de proximidade”.

Para concluir, apenas ressalvar que, em Angola, o desempenho positivo do sector petrolífero e as reformas estruturais têm contribuído para uma melhoria substancial da balança de pagamentos, de acordo com as premissas apresentadas no decorrer do evento.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile