PUBLICIDADE

MIA 2024

Depois de "Combustível", chegou a hora do "Tchin Tchin" de Pekagboom

October 28, 2024

Partilhar

Cinco meses depois de ter lançado o single "Combustível", o rapper de intervenção social PekagBoom apresenta-nos agora “Tchin Tchin”. 

Conhecido no panorama santomense e lusófono pelas suas letras contundentes e mensagens diretas, PekagBoom continua a usar a música como veículo para destacar questões sociais urgentes, motivando a mudança e chamando a atenção para injustiças persistentes.


“Tchin Tchin” é um exemplo disso, é uma obra que revela a realidade das comunidades marginalizadas e reflete a luta por igualdade e justiça. O single percorre temas que vão desde o abuso de poder até à celebração da resiliência e da resistência, em São Tomé e Principe. 

"Haverá sempre necessidade de um verdadeiro rapper intervencionista e nacionalista falar sobre a sua terra, principalmente quando vivemos em decadência económica. Fruto da má governação e dos escândalos de corrupção contínua que envolvem os nossos políticos. Gostaria muito de sentir a mudança e tenho fé que, um dia, os santomenses, juntos, vão lutar por ela. Mas, infelizmente, ainda estamos longe de alcançar esse objetivo", explicou-nos Pekagboom.

De acordo com o rapper, "Tchin Tchin", é um grito de protesto e um apelo à esperança, instigando a reflexão e convocando o povo santomense a unir-se contra os responsáveis pela degradação contínua do arquipélago desde a sua independência.


"Penso que o tema vai levar o verdadeiro santomense a refletir sobre a mensagem. Estamos cansados de viver num país, em que o estado é falhado. Acredito que tanto a velha quanto a nova geração já começaram a perceber que estamos por nossa conta. Se não lutarmos por nós, ninguém o fará. Acredito que 'Tchin Tchin' poderá ter um impacto real na sociedade santomense, se houver essa vontade por parte do povo. E o rap de intervenção desaparece quando o conforto aparece. E, no meu país, o conforto ainda está longe de chegar. Em São Tomé e Príncipe, o rap de intervenção é uma necessidade. A motivação vem daí: é preciso dar a cara e lutar pela causa de todos, porque o medo nunca deve vencer a coragem".

PekagBoom apela a que se derrote os “Tchin Tchin” – aqueles que têm destruído os sonhos das famílias, roubando o futuro das crianças, que merecem crescer num ambiente mais promissor e justo.

“Vivemos tempos difíceis, e a minha música é uma forma de dar voz àqueles que são frequentemente silenciados. Quero que as pessoas sintam a dor e a raiva, mas também a esperança e a determinação que há em cada uma dessas histórias."

O rapper também aproveita para criticar alguns ativistas que, segundo ele, deixaram de ser imparciais, destacando que, mesmo com mudanças de governo, muitos problemas permanecem.

O videoclipe de “Tchin Tchin” foi realizado por B13 Prodchem, com a captação realizada no estúdio BH MUSIC.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile