Ya Sin leva Cabo Verde e as suas diferentes influências ao palco do MIL Lisboa

September 25, 2024

Partilhar

YaSin vai atuar no dia 27 de setembro, às 19:00, no festival MIL Lisboa, no B.Leza, trazendo ao palco a sua mescla de R&B, Neo Soul e Cabozouk, marcada pela fluidez entre crioulo, português e inglês. O artista, nascido em Cabo Verde e criado nos subúrbios de Lisboa, destaca-se pela sua voz versátil e pela fusão das culturas cabo-verdiana e lisboeta, que se refletem na sua música e estética.


Já conhecido não só pela música, mas também pela sua presença no mundo da moda e do streetwear, YaSin faz questão de explorar a sua criatividade em várias frentes. No entanto, foi em 2021 que a música se tornou uma prioridade, com o lançamento da sua primeira faixa, e o processo de construção do seu primeiro álbum iniciou-se. Este trabalho,Underneath D’Garmentz, lançado em maio de 2024, reflete a sua jornada enquanto imigrante e a aceitação das várias identidades que formam o seu ser.


"Eu acho que a resposta certa disso é 'imigrante'. É ser imigrante. Nasci lá, cresci sempre dentro do meu meio, a minha família sempre ligada. Não perdi a minha essência. E ao mesmo tempo também abracei a cultura com a qual eu me deparei, na Europa neste caso em Portugal. Este álbum foi mesmo isso, foi a aceitação dessa pessoa que eu me tornei devido a esse meu percurso de vida. Esta mistura entre ser cabo-verdiano, o imigrante, o viver numa cidade cosmopolita. Então acho que isso está bem retratado nas músicas", explica YaSin.



O álbum, uma mistura de sonoridades cosmopolitas e raízes cabo-verdianas, reflete esta dualidade entre o local e o global, o tradicional e o contemporâneo. A sua musicalidade passa por experimentações que fogem às normas da indústria musical, algo que YaSin valoriza profundamente.


"Quero fazer o que sinto, não sinto pressões da indústria musical", afirma o artista, ao referir-se às dificuldades e desafios que enfrenta como emergente no mercado. "É muito bom trabalhares com quem já sabe o que tens de fazer e não teres deparar com tantos problemas às vezes. Mas deparares-te com eles eu não vejo como algo negativo, eu tento sempre levar para a parte da positividade e ver que é aprendizagem. É que estas coisas que eu posso estar a deparar-me agora, daqui a 5 anos vão dar-me jeito de ter aprendido".


Com uma atitude resiliente e uma visão artística que transcende géneros, YaSin prepara-se para levar o público do MIL Lisboa numa viagem através das suas experiências de vida, sempre com a música como o fio condutor dessa narrativa.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile