Quando se trata de música, a perceção é tudo. A boa música transporta a actividade física para um nível superior. De acordo com a ciência, a música pode mesmo melhorar o teu desempenho e resistência, assim como fazer-te encarar o esforço de uma forma mais positiva. Mas vamos deixar a ciência de lado e vamos dar-te umas dicas que te vão ajudar a escolher a melhor playlist para os teus exercícios.
É completamente estimulante treinares e ouvir música ao mesmo tempo, mas não te deixes levar pelas playlists feitas do género “As melhores músicas para os teus exercícios” porque o mais importante é ser música que aprecies.
Deves emparelhar a música com a velocidade e intensidade daquilo que estás a fazer – ou seja, ouve música mais ritmada quando estás a meio de uma rotina mais intensa. De acordo com investigadores de Liverpool, fazer isto pode aumentar o teu desempenho.
Para estabelecer um recorde pessoal, ouve música que faça “levantar o telhado”. Vai ajudar o teu sistema nervoso e focar a tua mente em mexer aquele peso.
Para um exercício de recuperação à base de cardio ou trabalho de mobilidade, tenta algo mais calmo e relaxante. A chave é evitar a sobre-estimulação.
Finalmente, diverte-te a fazê-lo. Deixa que o teu parceiro de treino, se tiveres um, escolha algumas músicas e vice-versa. Podes não estar habituado às suas escolhas musicais, mas pode ser que as fiques a “perceber” melhor.
[mc4wp_form id=”24174″]
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.