PUB

Estes são os 5 descendentes dos PALOP mais influentes do mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Dino D’Santiago, Francisca Van Dunem, Mário Lopes, Fernanda Renée e Mateus Esteita foram distinguidos pela MIPAD– organização da sociedade civil junto da ONU, como os afrodescendentes mais influentes do mundo em 2021.

O anúncio foi feito num comunicado da MIPAD, durante a cerimónia de nomeação das personalidades, que aconteceu no início deste mês, logo após a abertura da 76ª Assembleia Geral de organismo internacional, que decorre desde Setembro. Barak Obama, ex-Presidente dos Estados Unidos da América, esteve presente na cerimónia, onde foi homenageado com o Lifetime Achievement Award. O mesmo prémio foi atribuído à ministra da Justiça portuguesa, Francisca Van Dunem.

Pela primeira vez, São Tomé e Príncipe conseguiu inscrever um nome nesta power list. Mário Lopes foi o laureado, integrando a categoria Humanitária, Activismo e Religioso. Figura de destaque do activismo social e juvenil dentro e fora de São Tomé e Príncipe, o jovem exerceu funções de Provedor do Estudante do Instituto Politécnico de Beja, foi o vencedor do Prémio Alda do Espírito Santo “Jovens que Inspiram”, em 2019. Atualmente,
é embaixador para São Tomé e Príncipe da Carta Africana da Juventude da União Africana e Next Einstein Forum e, recentemente, foi seleccionado pela Unesco para representar o seu país na 2ª edição da Bienal de Luanda. É empreendedor social, analista de políticas lusófonas para a juventude, co-fundador do STP Digital e da Tela Digital Media Group e vice-presidente da ONG Galo Cantá.

Angola também conseguiu marcar presença na lista internacional com duas nomeações: Fernanda Renée e Mateus Esteita.

Fernanda é engenheira de produção de petróleos e tem dedicado a sua vida à proteção ambiental e sobretudo dos mangais, com o seu projeto Otchiva. Em 2015, a jovem ganhou o Prémio Internacional Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, tem se dedicado à protecção dos mangais. Fernanda Renée é ainda fundadora do AmbiReciclo, uma start-up que promove a economia verde e foi convidada pelo Presidente angolano, João Lourenço, a fazer parte do Conselho da República, tornando-se no mais jovem membro do órgão presidencial.

Quanto a Mateus, é formado em engenharia de Tecnologia Química de Combustíveistem um mestrado em Segurança de Processos na Indústria Petrolífera e é escritor e mentor de vários projectos filantrópicos, ambientais e académicos em Angola e na Rússia, entre os quais Ndozi – de alfabetização e ensino de inglês na sua terra-natal (Uíge), Neurokandengue, SEA – Sociedade de Engenheiros e Arquitetos, bem como Disrupttion magazine, na Rússia. Foi eleito “Estudante Estrangeiro do Ano” pelo Ministério do Ensino Superior da Federação Russa em 2017 e no ano seguinte lançou o livro O Bolseiro – a vida de um sonhador.

Do lado de Portugal, foram destacados a ministra da Justiça Francisca Van Dunem e o cantor luso-cabo-verdiano Dino de Santiago.

Nascida em Luanda em 1955, Van Dunem é licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em julho de 1977 e magistrada do Ministério Público português desde setembro de 1979.

Por sua vez, Dino d’Santiago é um cantor, nascido em Portugal em 1982, filho de pais cabo-verdianos. O artista é um dos precursores da atual popularidade à volta da música negra feita em Portugal, sobretudo na capital. Lisboa Crioula é o nome de uma das suas músicas de maior sucesso mas é também o título desta espécie de novo movimento cultural que se vive naquela cidade.

A lista das 100 Pessoas Mais Influentes de Descendência Africana homenageia personalidades negras que tenham um desempenho excepcional em diversas áreas de sectores públicos e privados de todo o mundo, nas categorias de política e governança, negócios e empreendedorismo, média e cultura, humanitária e religiosa, contribuindo desta forma para a constituição de uma rede progressista e de empoderamento da comunidade descendente do continente africano, independentemente da sua localização.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB