Procurar
Close this search box.

Jovens angolanos medalhados pela NASA

Jovens estudantes angolanas medalhadas nos Estados Unidos da América
Jovens estudantes angolanas medalhadas nos Estados Unidos da América

Trinta jovens entre a 7ª a 12ª classe do Complexo Escolar Privado Internacional (CEPI), localizado no Benfica, em Luanda, receberam medalhas nas categorias Física & Astronomia e Ciências Naturais pela 4ª Olimpíada Copérnico, plataforma associada à NASA, agência estadunidense responsável por pesquisas e programas de descoberta espacial.

A rodada global da competição foi realizada entre os dias 22 e 25 de janeiro, na cidade de Houston, no Texas, nos Estados Unidos. Vencedora da medalha de ouro, a aluna Rayana Cândido, da 11ª, foi destaque em Ciências Naturais.

Juntos, os estudantes da instituição angolana somam quatro medalhas de prata para Cleide de Brito, Evelyne Fernandes, Hugo Contreiras e Mehmet Solmaz; e 11 de bronze para Ana Videira, Anami Xicato, Antónia Francisco, Bráulio Gomes, Breno Gomes, Daniel da Silva, Edmar Vemba, Edvânia Calombo, Kiami Ditutala, Luami Valente e Yussana dos Santos.

Foto cedida pelo CEPI

Além das medalhas e do certificado, a conquista também incluiu visitas ao Houston Museum of Natural Science e pela própria NASA. 

Inscritos pelo Complexo, 64 outros jovens participaram na rodada de eliminação online na mesma categoria, em novembro passado. Para ser classificado, era preciso uma pontuação superior a 40% e obter sucesso no exame de 25 questões de múltipla escolha, com duração de 60 minutos.

Copernicus Olympiad possui duas categorias por idade: júnior, aos menores de 18 anos e seniores para maiores, permitindo que estudantes de todo o mundo provem suas habilidades e exponham sua criatividade também nas áreas de Matemática, Física, Ciber Segurança e Festival de Cinema. A língua oficial da disputa é o inglês.

O nome faz referência ao astrónomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), responsável por constatar que o Sol estava imóvel no centro do Universo e, assim, a Terra estaria orbitando ao redor da estrela.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES