PUB
Jovens estudantes angolanas medalhadas nos Estados Unidos da América
Jovens estudantes angolanas medalhadas nos Estados Unidos da América

Jovens angolanos medalhados pela NASA

Trinta jovens entre a 7ª a 12ª classe do Complexo Escolar Privado Internacional (CEPI), localizado no Benfica, em Luanda, receberam medalhas nas categorias Física & Astronomia e Ciências Naturais pela 4ª Olimpíada Copérnico, plataforma associada à NASA, agência estadunidense responsável por pesquisas e programas de descoberta espacial.

A rodada global da competição foi realizada entre os dias 22 e 25 de janeiro, na cidade de Houston, no Texas, nos Estados Unidos. Vencedora da medalha de ouro, a aluna Rayana Cândido, da 11ª, foi destaque em Ciências Naturais.

Juntos, os estudantes da instituição angolana somam quatro medalhas de prata para Cleide de Brito, Evelyne Fernandes, Hugo Contreiras e Mehmet Solmaz; e 11 de bronze para Ana Videira, Anami Xicato, Antónia Francisco, Bráulio Gomes, Breno Gomes, Daniel da Silva, Edmar Vemba, Edvânia Calombo, Kiami Ditutala, Luami Valente e Yussana dos Santos.

Foto cedida pelo CEPI

Além das medalhas e do certificado, a conquista também incluiu visitas ao Houston Museum of Natural Science e pela própria NASA. 

Inscritos pelo Complexo, 64 outros jovens participaram na rodada de eliminação online na mesma categoria, em novembro passado. Para ser classificado, era preciso uma pontuação superior a 40% e obter sucesso no exame de 25 questões de múltipla escolha, com duração de 60 minutos.

Copernicus Olympiad possui duas categorias por idade: júnior, aos menores de 18 anos e seniores para maiores, permitindo que estudantes de todo o mundo provem suas habilidades e exponham sua criatividade também nas áreas de Matemática, Física, Ciber Segurança e Festival de Cinema. A língua oficial da disputa é o inglês.

O nome faz referência ao astrónomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), responsável por constatar que o Sol estava imóvel no centro do Universo e, assim, a Terra estaria orbitando ao redor da estrela.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB