O realizador angolano Fradique faz parte do corpo de jurados da 14a edição do Imagine Science Film Festival, nos Estados Unidos de América, para a categoria de Longa Metragem (Prémio Ciência Nova Onda).
A categoria é dedicada a filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas vezes híbridas de comunicar a ciência, considerados visionários e fora da caixa.
O festival acontece num formato híbrido (presencial e online), devido à pandemia, e no total serão exibidas 18 longas-metragens e 46 curtas-metragens de 30 países, de 15 a 22 de outubro.
A recordar que, na edição passada do festival, o filme Ar Condicionado, de Fradique, venceu o prémio de Melhor Filme.
Fradique é um cineasta angolano que explora as memórias individuais e colectivas. Os seus filmes destacam-se por criar mais perguntas que oferecer respostas, pelo desassossego e por narrar o sul do mundo. A sua primeira longa-metragem de ficção, Ar Condicionado (2020), estreou-se mundialmente no Rotterdam International Film Festival e, desde então, esteve em mais de 40 festivais de cinema, onde conquistou seis prémios internacionais.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.