PUBLICIDADE

BantuLoja
Coimbra
Portugal
4 de Setembro de 2024
"Cabral Ka Mori" e "O Mundo de Amílcar Cabral"
Feira do Livro do Centro Cultural de Cabo Verde
Biblioteca Municipal
Cabral Ka Mori e O Mundo de Amílcar Cabral

Partilhar

«Cabral Ka Mori», da autoria de José Neves e Leonor Pires Martins, reflete a Exposição patente no Palácio Baldaya, guiando o leitor por 50 objetos reveladores de momentos e lugares da vida de Amílcar Cabral. Além de abordar a sua trajetória, estas peças evocam também as perceções e experiências daqueles que o conheceram, observaram, admiraram, retrataram ou celebraram.


«O Mundo de Amílcar Cabral» reúne estudos de especialistas e testemunhos de contemporâneos de Cabral, convidando o leitor a explorar a história e a atualidade de países tão diversos como Cuba, França, Suécia e Argélia, entre outros que se cruzaram com a trajetória deste político. É um importante contributo para a compreensão da queda do Império Português e da viragem pós-colonial no mundo contemporâneo.


As obras serão apresentadas em Coimbra, no âmbito do ciclo “Amílcar Geração e Comemorações em Coimbra do Centenário de Amílcar Cabral”, que tem lugar entre 4 e 13 de setembro. Esta iniciativa de A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra e Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral conta com o apoio da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.


«O Mundo de Amílcar Cabral» é apresentado a 4 de setembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Coimbra. A sessão contará com intervenções de Francisco Queirós, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra responsável pelo pelouro da Biblioteca Municipal; Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril (IHC); Julião Soares Sousa, historiador, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, biógrafo de Amílcar Cabral e autor de um dos textos incluídos no livro; Teresa Cravo, professora de Relações Internacionais na Faculdade de Economia e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; e Victor Barros, historiador, investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC) e cocoordenador da publicação.


«Cabral Ka Mori» é apresentado a 10 de setembro, às 18h00, na Sala Jorge Pais de Sousa, da Cena Lusófona.

A entrada é gratuita em todas as sessões.

Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Bluay

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile