PUBLICIDADE

MIA 2024
Faro
Portugal
21 de Novembro de 2024
Cravo, Palavra e Melodia: A Casa que Germinou Nações
Ciclo de Debates em Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril
Club Farense
Cravo, Palavra e Melodia: A Casa que Germinou Nações

Partilhar

A Casa dos Estudantes do Império (CEI) foi um importante centro de formação e troca de ideias para estudantes das antigas colônias portuguesas, especialmente durante os anos de luta pela independência. Esta mesa de conversa reúne a escritora Ana Paula Tavares e a professora Inocência Mata, com a moderação da escritor Amadou Dafé, para discutir o impacto duradouro deste espaço na literatura lusófona e na formação de identidades culturais e políticas. Ao longo da discussão, será explorado como a CEI funcionou como um viveiro de pensamentos revolucionários e criativos que influenciaram profundamente a trajetória de muitos intelectuais africanos. A frase do escritor Manuel dos Santos Lima, “(…) na CEI germinaram sementes da nossa liberdade", servirá como ponto de partida para refletir sobre como os encontros e debates na CEI alimentaram o desejo de liberdade e a luta por independência em diversas nações africanas.


No âmbito das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos, o Teatro das Figuras apresenta um evento singular que funde reflexão histórica e celebração cultural. Este programa multifacetado é composto por um ciclo de quatro debates e um concerto especial. Os debates reunirão poetas, pensadores e performers em diálogo sobre as vivências nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) antes e depois do 25 de abril de 1974. Serão analisados os contextos sociais, políticos e culturais que precederam a revolução, oferecendo assim uma perspetiva única sobre o impacto duradouro deste marco histórico na luta pela liberdade, independência e autodeterminação dos povos lusófonos. Sob a direção artística do músico e escritor Kalaf Epalanga, o evento culminará com um concerto único que celebrará o legado musical do compositor guineense José Carlos Schwarz, fazendo desta performance um tributo vibrante à diversidade e à resiliência das nações unidas pela língua portuguesa, destacando o poder da arte como instrumento para valorizar e perpetuar os ideais de liberdade e democracia.


Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Memu Sunhu

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile