PUB
Festa da Diversidade
📸 : Betzy Arosemena / Unsplash

Festa da Diversidade em Lisboa com saberes, sabores e sons do mundo

De 18 a 19 de junho, o espaço Ribeira das Naus, em Lisboa, vai acolher a Festa da Diversidade, uma iniciativa SOS Racismo com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e integrada nas festas da capital portuguesa.

Nesta 13ª edição, a Festa da Diversidade é um espaço de construção de uma sociedade anti-racista, com o lema “Saberes, Sabores e Sons do Mundo”.

Com as atuações de diversos artistas como Carlos Mil Homens, Batucadeiras Flor da Vida, Ghoya, coletivo Intervenção Marcha LGBTI, Bandeirinhas da Boba, Fella Ayala ou Rosa Mimosa, o evento vai contar também com bancas da SOS Racismo, Associação Ouvir e Contar Literaturas Afrikanas, Bazofo & Dentu Zona, Academia Cidadã/Climáximo.

Considerada um momento de festa e de luta, o objetivo é ocupar o espaço público de a forma “esbater as fronteiras simbólicas e físicas da estigmatização, guetização, a exclusão e a invisibilização das pessoas racializadas e das minorias”, indica o comunicado enviado às redações. “É devolver-lhes o direito de poder estar na cidade e/ou ser da cidade sem risco de violência nem brutalidade, podendo gozar da liberdade de viver e usufruir da cidade sem nenhum constrangimento nem ameaça para a sua segurança física e moral”, lemos no mesmo documento.

Além da visibilidade, a intersecionalidade marca o tom do evento, num projeto social anti-racista “consequente que só pode ser intersecional e totalmente mobilizado na luta contra a lgbtqfobia, o machismo e o racismo. Ao trazer para o espaço público os saberes, sabores e sons de várias partes do mundo que compõem a sociedade, a Festa da Diversidade pretende simultaneamente lutar pela expressão da diversidade étnica e cultural e, em simultâneo ‘desocultar’ as opressões e as discriminações raciais, machistas e sexistas”.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB