Procurar
Close this search box.

Festival Azgo regressa com diversidade musical e cultural

Depois de dois anos de pausa devido à pandemia da Covid-19, o Festival Azgo, um dos grandes eventos culturais de Maputo, retorna este ano para mais uma edição de promoção de diversidade musical e intercâmbio cultural.

A cerimónia do lançamento do evento terá lugar no dia 28 de março, na XHUB- Incubadora de Negócios Culturais e Criativos, em Maputo, e a edição deste ano tem como temática a “Diversidade Cultural e a Paz” com intuito de prestigiar um dos pilares fundamentais do AZGO; que é a junção de várias culturas no mesmo espaço em ambiente de convivência e de pura harmonia.

O festival difunde esses valores por meio de uma programação que inclui iniciativas de solidariedade, fóruns de debate de ideias e convergência de diferentes perspectivas entre os participantes, programas de colaboração, promoção e divulgação de artistas e suas obras, além de valorizar a cidade de Maputo como um território cosmopolita. O objetivo principal é posicionar o Festival AZGO como um símbolo artístico e turístico da cidade das acácias.

A 10ª edição do evento, está prevista para os dias 19, 20 e 21 de Maio, com diversas propostas e exploração de diversos espaços
O espetáculo de abertura está agendado para o Centro Cultural Franco-Moçambicano. No dia seguinte, o evento principal será realizado no Campus Principal da Universidade Eduardo Mondlane.

O encerramento, que será de livre acesso em agradecimento, será realizado no campinho do bairro da Mafalala, isto no dia 21 de Maio.
Paulo Chibanga, expoente máximo da organização, revelou ano passado, aquando do primeiro anúncio do regresso do festival, que o mesmo “está vivo mais do que nunca e deverá continuar a fazer parte dos principais atractivos turísticos e culturais do país, no geral, e da cidade de Maputo, em particular”, conta, citado pelo jornal moçambicano Notícias.

O programa da 10ª Edição do Festival AZGO busca inovar e renovar as abordagens da marca, visando alcançar mais impacto e atrair novas audiências. Dentre as atrações, destaca-se a apresentação do rapper sul-africano K.O. pela primeira vez no palco principal. Além disso, o festival conta com algumas estreias de artistas nacionais, como Elvira Viegas e Yaba Buluku Boyz.

Pelo palco do Azgo, já passaram nomes sonantes da música nacional como Hernâni da Silva, Dice, Kloro Killa, Hot Blaze, Mingas, Isabel Novella, Mr. Bow, Safira, José Banda Massukos, Stewart Sukuma, Anita Macuácua, Marlen, Messias Maricoa, enquanto da diáspora NGA, Yola Semedo (Angola), Nelson Freitas, Sara Tavares, Elida Almeida (Cabo Verde), Oliver Mtukudzi (Zimbabwe), Valete (Portugal).

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES