PUB
FESTIVAL FIXE
@Vonecia Carswell

Maratona cultural une artistas lusófonos no Festival Fixe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Há um novo festival que quer dar destaque à nova criação artística e cultural dos vários países lusófonos e que se cruza através da língua portuguesa. De 5 a 9 de maio, a primeira edição do Fixe reúne uma programação online, totalmente gratuita, que apresenta nomes de destaque nas áreas da música, cinema, moda, literatura, teatro, gastronomia e artes visuais, de países como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.

Os destaques deste lado do oceano Atlântico serão o artista multidisciplinar Welket Bungué e a escritora Yovanka Paquete Perdição da Guiné Bissau; o autor Kalaf Epalanga e a formadora e professora da área de hotelaria Márcia Lousada de Angola; Selma Uamesse de Moçambique e Amaura, Pedro Mafama e DJ Marfox de Portugal.

O evento “é uma ação permanente de pesquisa, encontro e reflexão sobre a produção artística contemporânea dos países de língua portuguesa”, podemos ler no site do festival, que tem a curadoria da Let’s Gig e patrocínio da Petrobras Cultural.

O Fixe pretende ser também um encontro de reflexão sobre o papel da língua portuguesa num contexto pós-colonial, não como uma unidade unificadora de ideias, visões e estilos transversais aos vários países lusófonos mas como numa ferramenta de criatividade diversa que recebe a influência do seu contexto cultural, geográfico e político.

Com mais de 40 convidados e artistas, a programação inclui apresentações musicais, teatrais, debates, bate-papo, oficinas criativas de moda, performances artísticas, eventos gastronómicos e até uma mostra de filmes produzidos em países lusófonos.

A programação do Fixe está disponível no site do evento, que também serve de plataforma cultural.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Rodrigo França

22,90 

PUB