Há um novo festival que quer dar destaque à nova criação artística e cultural dos vários países lusófonos e que se cruza através da língua portuguesa. De 5 a 9 de maio, a primeira edição do Fixe reúne uma programação online, totalmente gratuita, que apresenta nomes de destaque nas áreas da música, cinema, moda, literatura, teatro, gastronomia e artes visuais, de países como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.
Os destaques deste lado do oceano Atlântico serão o artista multidisciplinar Welket Bungué e a escritora Yovanka Paquete Perdição da Guiné Bissau; o autor Kalaf Epalanga e a formadora e professora da área de hotelaria Márcia Lousada de Angola; Selma Uamesse de Moçambique e Amaura, Pedro Mafama e DJ Marfox de Portugal.
O evento “é uma ação permanente de pesquisa, encontro e reflexão sobre a produção artística contemporânea dos países de língua portuguesa”, podemos ler no site do festival, que tem a curadoria da Let’s Gig e patrocínio da Petrobras Cultural.
O Fixe pretende ser também um encontro de reflexão sobre o papel da língua portuguesa num contexto pós-colonial, não como uma unidade unificadora de ideias, visões e estilos transversais aos vários países lusófonos mas como numa ferramenta de criatividade diversa que recebe a influência do seu contexto cultural, geográfico e político.
Com mais de 40 convidados e artistas, a programação inclui apresentações musicais, teatrais, debates, bate-papo, oficinas criativas de moda, performances artísticas, eventos gastronómicos e até uma mostra de filmes produzidos em países lusófonos.
A programação do Fixe está disponível no site do evento, que também serve de plataforma cultural.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email [email protected]
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.