Depois de uma residência artística no Brasil, a coreógrafa e professora de dança luso-angolana Marisa Paulo vai apresentar a performance Fragmentos em Portugal. A peça é uma performance documental sobre diferentes experiências e vivências de mulheres negras residentes na Europa.
Com Marisa Paulo, Dora Cruz, Margarida Valença, Vanessa Fernandes e André Dez, a performance vai ser apresentada no dia 22 de abril, às 15h30, no Solar dos Zagallos, na Sobreda (Almada, Portugal). A entrada é livre.
Nas palavras da idealizadora, “Fragmentos é uma performance documental que fala do eu individual e coletivo, inspirada em realidades únicas, mutáveis e que se cruzam, num processo de busca por uma identidade, sem máscaras ou meias verdades. Uma narrativa construída a partir de diferentes vozes, experiências e vivências de mulheres negras residentes na Europa”.
A recolha de informação aconteceu com base em diferentes áreas. “Fui à procura de informação sobre a realidade das mulheres negras, por exemplo no acesso ao emprego, à saúde e à educação”, explica Marisa, acrescentando que para contornar a falta de estatísticas étnico-raciais recorreu ao conhecimento de quem intervém no terreno, explicou Marisa Paulo à plataforma Afrolink.
A recordar que, Fragmentos este em residência artística no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil, até ao dia 4 de janeiro.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.