Na Gâmbia existe uma heroína que muitos não conhecemos ou de quem pouco ouvimos falar, chama-se Musu Bakoto Sawo, a advogada de 30 anos e uma defensora dos direitos da mulher.
Musu foi galardoada com o prémio Daily Trust Personalidade Africana do Ano, nesta edição de 2020, distinção atribuída pelo grupo de Comunicação Social da Nigéria.
O prémio reconhece e homenageia os africanos que fizeram contribuições positivas que afetaram a vida de outras pessoas e atraíram a atenção pan-africana durante o ano em causa.
30-Year-Old Gambian Lawyer Emerges Daily Trust African Of The Yearhttps://t.co/Skk3CZQGqf
— Daily Trust (@daily_trust) January 17, 2021
A nomeação é da responsabilidade de um júri formado por sete membros e chefiado pelo ex-presidente do Botswana, Festus Mogae.
A nomeação deriva do compromisso contínuo de Musu para acabar com a violência contra meninas e mulheres, incluindo o casamento infantil e mutilação genital feminina.
“I considered running away when I was told that I was to be married off. I was 14 years old and in the 7th grade”
— UN The Gambia (@UNGambia) January 13, 2021
14 years later, Musu would be appointed the Deputy Executive Secretary of @TRRC_Gambia
Read this and more stories in the UN newsletter⬇️https://t.co/JGVfkyBMA3] pic.twitter.com/xvtfQfxJ7e
Casada aos 14 anos e viúva aos 21, Musu, que também sofreu mutilação genital feminina quando criança, lutou por uma educação de qualidade que a catapultou para sua posição atual como professora universitária. Hoje, a sua missão é lutar contra as injustiças que as mulheres enfrentam diariamente no continente africano.
A advogada e professora usa a sua experiência em capacitação, pesquisa, networking e desenvolvimento de programas para se envolver com mecanismos de direitos humanos e organizações, nacionais, regionais e internacionais.
My last day as the Deputy Executive Secretary of @TRRC_Gambia. Thankful to have diligently served for 2 and half years. I came, I served, I learnt and I am ready to move on to the next challenge In Shaa Allah. Going into the New year filled with gratitude. Alhamdulillah. pic.twitter.com/SJxCywt2Fu
— Musu Bakoto Sawo (@musubakoto) December 31, 2020
“Eu digo às meninas: apareçam e sejam a mudança que podem ser, porque os vossos filhos podem ser vítimas”, disse Musu ao jornal Weekly Trust.
Professora da Faculdade de Direito da Universidade da Gâmbia (em direito internacional dos direitos humanos) e Coordenadora nacional do Think Young Women, Musu é a vencedora do Prémio Vera Chirwa 2017, do Center for Human Rights da Universidade de Pretória, África do Sul, e figura na lista das 100 mulheres mais influentes de África.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email [email protected]
Mauro Aghuas
Pai de 3 | Linux entusiasta | Fã de Cazuza | amante da cultura Hip-Hop e apaixonado por festivais de Rock em Angola
E-mail: [email protected]