PUB
GENIOUS | DR
GENIOUS | DR

Genious, um filho da Huíla que decidiu recordar os “Tempos de Criança”

Fora do estúdio, Genious é Eugénio Hembe, um jovem angolano, filho da província da Huíla e do município do Lubango, engenheiro de telecomunicações e oficial das Forças Armadas Angolanas.

Começou a fazer música há quase 20 anos, por influência de músicas que ouvia na igreja, onde contribuía com o seu tempo e talento no grupo coral.

Nessa altura, além do Gospel, Genious era fascinado pelo kuduro e, por já mostrar uma certa desenvoltura com a caneta, passou a assumir-se como kudurista, defendendo o kuduro rimado, impulsionado por nomes com Bruno M, Os Lambas, Os Mais Potentes, entre outros. “A febre era o kuduro, eu já fazia poesia e fui aconselhado a colocar o que escrevia por cima de um instrumental”, relembrou Genious.

Em 2006, o artista começou a ganhar alguma popularidade no bairro e começou a fazer parte de alguns eventos locais na província da Huíla, no sul de Angola.

A entrada no mundo do rap aconteceu em 2011, quando ingressou no ensino médio (equivalente ao ensino preparatório na Europa). Depois de um palpite de um colega, Genious decidiu medir as suas habilidades no rap. Ao mergulhar no mundo do hip hop, o artista nunca mais de lá saiu.

Em 2014, a vida fora da música continuou a acontecer e começou a sobrepor-se às rimas e batidas. Ingressou nas Forças Armadas de Angola, mudou-se para Luanda e teve de dar uma pausa no seu percurso artístico para dar prioridade à formação. Contudo, a mente que a sua mente ainda oxigenava música.

Entretanto, apesar das ausências profissionais, Genious acabou por conseguir lançar agora “Tempo de Criança“. “Foi este ano que os meus amigos disseram-me que eu precisava apostar mais em mim. Então, estou a acreditar mais a trabalhar mais”, afirmou.

A música fala da suas experiências de infância e da nostalgia de recordar esses tempos. “Dá vontade de viver tudo de novo”, disse-nos. “A minha infância foi muito marcante. Estava a pensar nos meus amigos de infância e em de tudo que passámos juntos. Surgiu a melodia, peguei no instrumental, criei o refrão, as estrofes e comecei a gravar”, acrescentou.

O instrumental “Tempos de Criança” conta com guitarras e alguns elementos sonoros como latas e assobios que “tocam” nas memórias de brincadeiras infantis. A produção musical teve a cargo do produtor angolano Walter Imper.

“Tempo de Criança” pode não ser a primeira música de Genious mas é a primeira a ser lançada nas plataformas de streaming, sendo que o resto que tem a circular por aí, é conteúdo que foi passado de forma exclusiva a amigos e familiares.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB