PUB
Artes plásticas
Artes plásticas | ©Anna Kolosyuk

Gerador lança MANIFEST para refletir a memória do comércio transatlântico de pessoas escravizadas

O programa europeu Manifest está à procura de artistas e criadores para contribuirem com novas perspectivas artísticas sobre a memória coletiva europeia do comércio transatlântico de pessoas escravizadas. As residências artísticas para a produção criativa irá acontecer em 2023, na Hungria, Portugal e Dinamarca.

As residências artísticas do Manifest são um projeto co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Criativa e que conta com a participação da plataforma portuguesa Gerador. Os artistas selecionados para participarem terão financiamento para criar obras que reflitam sobre o comércio transatlântico de pessoas escravizadas, a partir de recursos teóricos reunidos por um grupo de investigadores e procurando trazer um olhar artístico sobre a memória coletiva do passado.

Artistas e criadores residentes nos países cobertos pelo programa da Europa Criativa podem inscrever-se para participar de 26 de outubro a 27 de novembro de 2022.

A iniciativa, que alia cinco entidades de países da União Europeia, Gerador (Portugal), CUMEDIAE (Bélgica), Les Anneaux de la Mémoire (França), Khora (Dinamarca) e Pro Progressione (Hungria), visa contribuir para a re-imaginação da memória coletiva europeia do comércio transatlântico de pessoas escravizadas, através de uma abordagem participativa, inovadora e interdisciplinar da criação artística.

O projeto, que decorrerá até novembro de 2024, conta com residências artísticas e criará uma Publicação de Recursos com um suporte histórico e documental sobre o tema.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB