Procurar
Close this search box.

Germano de Almeida. O Prémio Camões vai para Cabo-Verde

No ano em que se comemora o 30.º aniversário do prémio literário, o vencedor é um escritor africano. Germano de Almeida, nascido em Boa Vista, Cabo-Verde, em 1945 escreve sobre a realidade caboverdiana com humor e satírica. O Fiel Defunto, foi a sua ultima obra publicada.
Germano de Almeida licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa. Para além da escrita, é advogado na ilha de São Vicente, Cabo-Verde, foi também deputado eleito pelo Movimento para a democracia de Cabo Verde e exerceu o cargo de Procurador-Geral da República de Cabo Verde.
Há quatro anos que o prémio não era atribuído a um escritor africano, deambulava entre Portugal e Brasil. O seu primeiro romance foi O Testamento do Senhor Napumoceno da Silva Araújo, teve os direitos vendidos para vários países e foi adaptado ao cinema por Francisco Manso.
Os jurados desta edição foram compostos por júris de países lusófonos como, Angola, Cabo-Verde, Brasil e Portugal. O Prémio Camões, que é dos mais importantes a nível literário da língua portuguesa, foi criado por Portugal e pelo Brasil em 1989, e tem um valor de 100 mil euros.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES