Procurar
Close this search box.

“O Riso dos Necrófagos” recebe Prémio Internacional Teresa Pomodo em Itália

Elenco da peça O Riso dos Necrófagos, na entrega do prémio “Melhor Espectáculo 2021/2022”, no âmbito da XIII Edição do Premio Internazionale Teresa Pomodoro | ©No'Hma
Elenco da peça O Riso dos Necrófagos, na entrega do prémio “Melhor Espectáculo 2021/2022”, no âmbito da XIII Edição do Premio Internazionale Teresa Pomodoro | ©No'Hma

O Riso dos Necrófagos, com a direcção e encenação de Zia Soares, co-produção do Teatro GRIOT e Culturgest, foi distinguido como “Melhor Espectáculo 2021/2022”, no âmbito da XIII Edição do Premio Internazionale Teresa Pomodoro, promovido pelo Spazio Teatro No’hma de Milão, Itália.

Presidido por Livia Pomodoro, directora artística do Spazio Teatro No’hma, o júri do prémio é composto por nomes como Lev Abramovič Dodin (diretor artístico de Malyj Dramatičeskij Teatro de São Petersburgo), Stathis Livathinos (encenador grego), Enzo Moscato (fundador e diretor artístico da Compagnia Teatrale Enzo Moscato), Lluís Pasqual (encenador espanhol), Tadashi Suzuki (Diretor da Suzuky Company of Toga – SCOT no Japão), Peter Stein (encenador alemão), Oskaras Koršunovas (fundador e diretor artístico do Oskaro Koršunovo Teatras de Vilnius – OKT), Muriel Mayette-Holtz (diretor do Théâtre National de Nice), Fadhel Jaïbi (diretor artístico do Théâtre National Tunisien) e Gábor Tompa (presidente dos Teatros da União Europeia e Diretor do Teatro Húngaro de Cluj, Roménia).

“Pela transposição da dimensão carnavalesca de um ritual de procissão para uma performance hipnótica e de energia irreprimível, que mantém em vida a memória dos mortos estimulando a consciência dos vivos e erguendo-se com a força do corpo e da voz contra qualquer forma de imperialismo e de racismo”, considerou o sobre a peça portuguesa.

Zia Soares, diretora artística do Teatro GRIOT e encenadora do O Riso dos Necrófagos, recebeu a distinção em mãos, durante uma cerimónia oficial no dia 3 de novembro. Parte da equipa artística do espetáculo – Benvindo Fonseca, Daniel Martinho, Mick Trovoada, Neusa Trovoada e Xullaji – rumaram também a Milão para participarem na cerimónia Premiazione Xlll Edizione Premio Internazionale.

Após a estreia em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest, em abril de 2021, o aclamado espectáculo apresentou-se no mesmo ano em Coimbra, no Convento São Francisco, e em 2022 no Teatro No’hma e na Bienal de São Tomé e Príncipe.

O Riso dos Necrófagos começa nos vestígios da Guerra da Trindade encontrados na ilha de São Tomé, pela encenadora Zia Soares e pelo músico Xullaji, nas bocas dos que a viveram e dos que a ouviram contar. Nesta guerra, os mortos foram amontoados em valas comuns ou no fundo do mar, num exercício de violência, perpetrado pelo invasor que acredita que, ao despojar os mortos dos seus nomes, os condena ao esquecimento. Mas para os santomenses, são presenças na ilha como símbolo encarnado e, para celebrá-los, anualmente no dia 3 de fevereiro, cumprem um itinerário ritualístico, desfilando ao longo de várias horas numa marcha amplificadora de falas, cantos, risos e sons que saem de corpos convulsos.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES