Procurar
Close this search box.

Guiaspora Djumbai e o poder transformador da diáspora guineense

Guiaspora Djumbai, primeiro encontro da diáspora guineense em Lisboa | DR
Guiaspora Djumbai, primeiro encontro da diáspora guineense em Lisboa | DR

A diáspora guineense está cada vez mais unida e focada na construção de carreiras de sucesso que possam potenciar o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Exemplo disso foi o encontro Guiaspora, organizado pela Djassi Africa e que visa mobilizar, conectar e ativar a nova geração de jovens líderes, inovadores e visionários da diáspora Guineense com vista a elevar a Guiné-Bissau através da viabilização de oportunidades de desenvolvimento e inovação para o país.

“A diáspora Africana tem o potencial de ser uma força transformadora para o desenvolvimento dos seus países de origem, não apenas por via de remessas de fundos, mas também através da promoção de investimentos, comércio, investigação, inovação, e a transferência de conhecimento e tecnologia”, podemos ler no comunicado de imprensa enviado à BANTUMEN

O objetivo é seguir os passos de outros países africanos, que têm “apostado fortemente no desenvolvimento de ligações estratégicas com a sua diáspora, tanto no encorajamento do seu regresso, como na utilização das suas redes de contacto, conhecimento e capital financeiro para potenciar e acelerar o desenvolvimento de África.”

O Guiaspora pretende assim transportar este fenómeno ainda pouco explorado pela Guiné-Bissau e que era até agora um “desperdício de capital intelectual, financeiro, social e cultural tão necessários ao desenvolvimento do país”.

O Guiaspora vai assim apostar no desenvolvimento de um ecossistema de inovação global com a capacidade de identificar e transformar ideias com impacto em soluções escaláveis para a Guiné-Bissau. Através do Guiaspora, a Djassi Africa compromete-se a construir pontes de união e de cooperação entre os Guineenses no país, na diáspora, e os amigos da Guiné-Bissau, incentivando-os a trabalharem conjuntamente para maximisar o seu impacto no país.

A primeira iniciativa, denominada Guiaspora Djumbai, foi oficialmente lançada em Lisboa no início de novembro deste ano, tratando-se de um encontro estratégico entre jovens líderes da diáspora Guineense focado na identificação e ativação de ideias, projetos e oportunidades para impulsionar o desenvolvimento sustentável do país. Este ecossistema de líderes da diáspora irá unir forças para gerar sinergias que acelerem e amplifiquem o impacto das suas iniciativas na Guiné-Bissau. O Guiaspora Djumbai é um espaço independente, inclusivo, apartidário e sem filiação política, focado em soluções concretas e viáveis de serem implementadas com a contribuição e liderança desta diáspora. Os próximos eventos já estão a ser planeados para outras geografias com o objetivo de mobilizar mais grupos da diáspora.

A Djassi Africa investe em inovação e empreendedorismo de impacto com potencial transformador para o continente Africano, com enfoque na revolução digital e tecnológica de África. No âmbito da sua missão, a Djassi Africa capacita e empodera inovadores e empreendedores Africanos, investe e desenvolve startups de base tecnológica, e potencia ecossistemas de inovação através do apoio a governos, incubadoras, aceleradoras, hubs, e instuições de ensino superior e formação profissional.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES